Brasão da Alepe

Requerimento 1964/2020

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, seja consignado na Ata dos nossos trabalhos Legislativos de hoje, um Voto de Pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Olinda, doutor Germano Coelho, aos 93 anos, em sua residência, no Recife.  

 

 

Autor: Guilherme Uchoa

Justificativa

Olinda perdeu nessa madrugada, um dos seus representantes ilustres. O educador, advogado e ex-prefeito, Germano de Vasconcelos Coelho, morreu aos 93 anos, em Recife.

Paraibano, nascido em Brejo de Areais, município distante 134 km de João Pessoa. Estudou na Europa e em Recife. Sua trajetória política se inicia na década de 1970, quando exerceu o cargo de prefeito de Olinda por dois mandatos entre os anos 1976/ 1980 e 1992/1996. Foi um dos fundadores do Movimento Cultura Popular, na década de 1960 com o objetivo de planejar a educação no Recife a partir da orientação de Dr. Arraes, e Secretário de Educação e Cultura, em 1963, no primeiro mandato do Governo Miguel Arraes.

Nos anos de 1970, trabalhou incansavelmente para que a Unesco concedesse a Olinda o reconhecimento como Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido posteriormente, em 1982.

Em 2012, foi o homenageado no Carnaval pelos relevantes serviços prestados ao município de Olinda, por decisão das agremiações carnavalescas da cidade.

Seu legado foi marcado, sobretudo, pela defesa da educação enquanto instrumento de transformação social e lutou para a erradicação do analfabetismo em nosso Estado.

Para tanto, rogo dos ilustres Pares da Secular Casa de Joaquim Nabuco, a aproveção desse Voto de Pesar, a um homem que muito fez por nosso Estado e pelo povo pernambucano.

Histórico

Guilherme Uchoa
Deputado


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 17/04/2020 D.P.L.: 23
1ª Inserção na O.D.: