Brasão da Alepe

Requerimento 1861/2020

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja encaminhado voto de pesar pelo falecimento de  Dr. Hélio Lopes Carvalho, ocorrido no dia 10 de fevereiro de 2020.

 

 

Autor: Sivaldo Albino

Justificativa

Na última segunda-feira, dia 10 de fevereiro de 2020, faleceu no Real Hospital Português do Recife o Sr. Hélio Lopes Carvalho.

Fazemos questão de registrar essa lamentável notícia no Plenário desta Casa, porque Dr. Hélio Lopes, foi um daqueles técnicos brilhantes, altamente capacitados e de reputação ilibada que serviu ao estado de Pernambuco durante toda sua trajetória profissional, de forma nobre e louvável.

Nascido no município de Mossoró, Rio Grande do Norte, no dia 17 de Junho de 1954, Dr. Hélio, veio morar no Recife ainda jovem, para estudar Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Pernambuco - UFPPE, onde, à época, passou em 7º Lugar no Vestibular Geral do estado.

Além de Engenheiro Eletricista pela UFPE, Hélio Lopes Carvalho fez pós-graduação em Distribuição de Energia Elétrica (UFPE), Operação de Sistemas Elétricos (UFPB) e Gestão Financeira/Contábil (CEDEPE). Entrou como estagiário e logo foi contratado como Engenheiro pela Companhia Energética de Pernambuco – CELPE, onde trabalhou no período de 1977 a 2009. Ocupou cargos de chefia durante trinta anos, passando por todos os níveis da hierarquia da empresa, atuando nas áreas Operacional, Comercial, Planejamento de Investimentos, Regulação e Controles Internos.

Foi membro titular do Conselho Fiscal do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS entre 1998 e 2003. Participou como membro efetivo de diversos fóruns de discussão do setor elétrico nacional no período de 1984 a 1999, a exemplo do Comitê Coordenador de Operações do Sistema Norte/Nordeste - CCON e do Grupo Coordenador do Planejamento da Expansão do Sistema Elétrico - GCPS.

Atuou com palestrante em seminários nacionais e internacionais sobre temas relacionados à distribuição de energia elétrica. Atuou ainda como consultor de Gestão Empresarial na implantação de novos projetos de geração e transmissão de energia elétrica, nos assuntos relacionados ao licenciamento regulatório, licenciamento ambiental, acesso aos sistemas de distribuição, modelagem e contratação de financiamentos.

Por fim, ao término de sua brilhante carreira, foi diretor de Regulação Econômico-Financeira da Agência de Regulação de Pernambuco - Arpe de 2010 a 2017, onde coordenou processos tarifários nas áreas de saneamento básico, distribuição de gás natural, transportes públicos e rodovias.

Ademais, não bastasse essa sua robusta trajetória, Dr. Hélio Lopes foi o principal  idealizador técnico de um dos programas governamentais mais audaciosos e marcantes da história recente do estado de Pernambuco, programa, aliás, cuja implantação foi muito bem narrada por um daqueles que teve a honra de compartilhar de sua competência, durante, vários anos, durante o governo Arraes, Dr. Ivan Rodrigues.

Dr. Ivan foi o Coordenador do Programa de Eletrificação Rural do Governo Miguel Arraes, programa este que pelo seu amplo alcance social, recebeu vários prêmios nacionais e até internacionais, tendo sido modelo para vários outros estados do país, e até mesmo serviu de inspiração em outros países.

É bom lembrar que, na época, tal programa foi considerado o maior programa de eletrificação rural da América Latina

Segundo conta Dr. Ivan, em matéria que escreveu sobre o Programa, anos atrás, e que inclusive recebeu ampla repercussão na imprensa do estado, a história e a relevância dessa memorável ação governamental, embora não tenha sido contada para conhecimento do povo de Pernambuco, só não é desconhecida, até hoje, pelos pequenos e pobres beneficiários que a tinham como inalcançável.

Conforme salientou Rodrigues, em seu belo texto, “quem é jovem e hoje avista a rede de luzes que ornamenta a zona rural de nosso Estado não pode imaginar a tristeza da escuridão que dominava a paisagem trinta anos atrás. Iluminação elétrica no campo só era possível para os grandes proprietários que tinham condições de bancar, às suas expensas, o elevado custo de uma rede de eletrificação com os indispensáveis postes, transformadores, travessas, isoladores, quilômetros de fios e mão de obra qualificada. Para os pequenos proprietários, era um sonho inatingível!”.

Pois bem, esse ousado Programa, que tornou-se um dos feitos mais marcantes dos dois últimos governos do Dr. Arraes, foi concebido por um grupo de jovens engenheiros eletricistas da Celpe, liderado pelo engenheiro Hélio Lopes.

O programa era inovador porque adotava um sistema denominado de “monofilar”, pois usava apenas um fio para transmissão, que resultava em substancial redução de custos, na medida em que subdimensionava a estrutura necessária para sua implantação, sem perda de sua qualidade técnica.

O Governador Arraes encantou-se com a ideia e cuidou logo de estruturar sua execução, nomeando justamente o jovem e competente engenheiro Hélio Lopes para a Superintendência de Eletrificação Rural da CELPE.

Dr. Ivan lembra que, à medida em que se iniciava a execução do programa, com elaboração dos pequenos projetos das comunidades, orçamentação, busca de recursos, verificação dos critérios estabelecidos pelo Governador atendendo à economicidade, concentração de unidades atendidas para redução do custo médio, possibilidade de utilização da energia para melhoria da condição de vida dos beneficiários, confortos que possibilitassem a fixação no campo, começou o alvoroço das comunidades por vislumbrarem a possibilidade de conseguir o benefício.

Tal foi a dimensão que o Programa tomou, que ao término do terceiro governo Arraes, em 1998, Pernambuco já contava com 83% de suas comunidades rurais eletrificadas. Ainda no entendimento de seu coordenador, o Programa deixou uma marca definitiva de uma visão humanista capaz de entender a alma de nossa gente e, por isso mesmo, merecedor da gratidão de sua população mais carente e quase sempre injustiçada.

Por tudo isso é que, solicitamos o registro dessa indicação nos anais desta Assembleia Legislativa, a fim de que justamente reconheçamos e transmitamos às gerações vindouras a digna e frutífera trajetória desse que foi um dos grandes engenheiros a dedicar toda sua vida ao nosso estado. Grande Profissional, colega de trabalho leal, pai de família exemplar, cidadão consciente dos seus deveres para com o próximo, humanista por vocação, esse foi o Hélio Lopes Carvalho durante sua última passagem terrena.

Registramos assim nossa gratidão ao Dr. Hélio Lopes Carvalho e à sua digníssima família, em especial à sua esposa, Maria Luiza, e suas três filhas: Camila, Carolina e Cristiane.

Histórico

Sivaldo Albino
Deputado


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 20/02/2020 D.P.L.: 16
1ª Inserção na O.D.: