Brasão da Alepe

Requerimento 1839/2020

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja concedido um Voto de Aplauso ao Cantor e compositor Pernambucano, Alceu Paiva Valença por ter sido homenageado , na noite desta quarta-feira, com a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes, mais importante honraria de Pernambuco.

Autor: Coronel Alberto Feitosa

Justificativa

o Cantor e Compositor, Alceu Paiva Valença ou simplesmente Alceu Valença recebeu na última quarta-feira dia 12 de fevereiro de 2020 a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes, durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, que reuniu diversos artistas da cultura pernambucana.

A honraria, instituída pelo Decreto nº 4.891, de 20 de janeiro de 1978, é a mais importante comenda concedida pelo Estado a pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, que se destacaram por méritos excepcionais ou pelos relevantes serviços prestados a Pernambuco, simbolizando um gesto de agradecimento do Estado. Acompanhado da esposa, Yanê Montenegro, Alceu Valença agradeceu a comenda e destacou que ela representa tudo o que ele carrega na sua carreira: a luta pela cultura de Pernambuco. 

 A Medalha da Ordem do Mérito Guararapes é constituída de cinco graus (Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro), em dois quadros (Efetivos e Especiais), estando o primeiro classificado por duas categorias: Ordinária e Suplementar. Remete a um importante episódio da história: a insurreição dos habitantes de Pernambuco contra o domínio holandês.

Foram duas batalhas travadas, em 1648 e 1649, que colocaram em campos opostos os holandeses e as forças luso-brasileiras no Monte dos Guararapes (Jaboatão dos Guararapes). A Batalha dos Guararapes é considerada pelos historiadores como o marco da construção da identidade brasileira, porque uniu negros, índios e brancos contra o holandês invasor. Alceu é um artista que orgulha a todos pela forma como faz cultura, pelo que representa. São 50 anos de uma carreira em favor do frevo, de Pernambuco, do Nordeste, do Brasil, e Principalmente,  é um patrimônio do povo Pernambucano. Diante do exposto solicitamos dos nobres pares a aprovação do referido Requerimento.

 

Histórico

Coronel Alberto Feitosa
Deputado


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 14/02/2020 D.P.L.: 4
1ª Inserção na O.D.:




Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.