
Parecer 3957/2020
Texto Completo
Comissão de Administração Pública
Projeto de Lei Ordinária Nº 1366/2020
Autor: Deputado Henrique Queiroz Filho
EMENTA: PROPOSIÇÃO PRINCIPAL que Declara Juvenal de Holanda Vasconcelos, Naná Vasconcelos, como Patrono da Percussão de Pernambuco. No mérito, pela aprovação.
1. Relatório
Vem a esta Comissão de Administração Pública, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Lei Ordinária No 1366/2020, de autoria do Deputado Henrique Queiroz Filho.
A Proposição tem como objetivo declarar Juvenal de Holanda Vasconcelos, Naná Vasconcelos, como Patrono da Percussão de Pernambuco.
O Projeto de Lei foi apreciado e aprovado na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, a quem compete analisar a constitucionalidade e a legalidade da matéria. Assim, cabe agora a este colegiado discutir o mérito da demanda.
2. Parecer do Relator
2.1. Análise da Matéria
A carreira musical e artística do pernambucano Juvenal de Holanda Vasconcelos, o Naná Vasconcelos, começou de forma precoce em um conjunto musical do Recife, durante a década de 50, como tocador de bongô e maracas. Aos doze anos, com o talento para a percussão já em evidência, começou a tocar com seu pai numa banda marcial em bares, além de participar de grupos de maracatus locais.
Dotado de uma curiosidade intensa, Naná Vasconcelos interpretava os mais diferentes tipos e estilos musicais, forçando-se a aprender praticamente todos os instrumentos de percussão. Todavia, o músico jamais se afastou da cultura popular pernambucana, em especial a carnavalesca, da qual foi o responsável por promover a abertura dos festejos na cidade do Recife durante os últimos 15 anos de sua vida, acompanhando do cortejo de nações de maracatu.
Além disso, nas décadas de carreira artística, Naná Vasconcelos tornou-se não só um nome nacionalmente conhecido, mas também uma autoridade mundial em música, tendo sido eleito oito vezes consecutivas o melhor percussionista do mundo e conquistando oito prêmios Grammy.
Sendo assim, a Proposição em discussão tem por objetivo declarar Naná Vasconcelos como Patrono da Percussão de Pernambuco, homenageando o seu talento e o legado cultural deixado para o povo pernambucano.
2.2. Voto do Relator
Pelas razões expostas neste Parecer, esta relatoria entende que o Projeto de Lei Ordinária Nº 1366/2020, está em condições de ser aprovado por este colegiado técnico, uma vez que a declaração de Patrono da Percussão de Pernambuco ao músico Naná Vasconcelos representa uma homenagem a um dos maiores artistas pernambucanos, símbolo do carnaval e dos cortejos de maracatus da cidade do Recife.
3. Conclusão da Comissão
Ante o exposto, tendo em vista as considerações expedidas pelo relator, opinamos no sentido de que seja aprovado o Projeto de Lei Ordinária No 1366/2020, de autoria do Deputado Henrique Queiroz Filho.
Histórico