Brasão da Alepe

Considera a Dança do Xaxado Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco.

Texto Completo

Art. 1º - A Dança do Xaxado passa a ser considerada patrimônio cultural e
Imaterial do Estado de Pernambuco.
Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
Autor: Augusto César Filho

Justificativa

Antigamente, nos tempos dos nossos avós, quando era ano de inverno nos sertões,
era comum toda a família se juntar aos amigos e trabalhadores para cuidarem da
boa terra mãe, que dá os frutos para o sustento de todos. Todos juntos, desde a
limpa do mato, na broca, no plantio e na colheita. A alegria era geral.
Significava barriga cheia e algum dinheiro na bisaca.
Mas, queremos chamar atenção é ao detalhe importante do assunto que abordamos
aqui. Naturalmente estão perguntando o que tem a ver o xaxado com as safras nos
sertões.
O elo entre os dois assuntos começa na origem da palavra.
Xaxar é uma currutela de sachar.
Se xáxa ou (sacha) feijão. o milho.
Os agricultores xaxam a plantação, a terra com uma enxada pequena no pé do
caule do broto com poucos dias de nascido (é a chamada limpa do mato).
Verificando os movimentos dos pés de quem está manuseando uma enxada - limpando
mato na roça ou xaxando - é semelhante aos de quem está dançando o xaxado
básico.
Outro momento de muita alegria na vida dos roceiros é quando colhem o feijão e
espalham a vagem (ou bajem) num lastro ou numa lona exposto ao sol, para secar.
Quando seco, começa a fase de debulhação, ou melhor, tirar os grãos da pelica.
Esse trabalho era feito em grupo, num círculo ao redor dum monte de
bajem,batendo com um pau e ao mesmo tempo chutando-as para virá-las. Outras
pessoas, no mesmo ritmo de alegria,com palmas e movimentos de pés,
sincronizados com as pancadas, cantavam loas e modinhas ao redor dos batedores.
Depois vinha o peneirado na peneira ou arupemba, sacudindo os grãos pro ar e
aparando com muita habilidade o produto e deixando o vento levar as palhinhas.
Ai também tem um quê de alegria no gingado e movimento de quem pratica. Enfim,
esses trabalhos na agricultura foram base de inspiração para o surgimento dessa
dança guerreira.
Quando os cangaceiros não estavam em combate, perseguindo ou fugindo dos
inimigos, caiam numa terrível depressão e tédio nas caatingas, nos
esconderijos, nos coitos e, tinham então de arranjar uma forma de se
divertirem. Foi nessa situação, pela necessidade, de forma espontânea e
intuitiva, o subconsciente remetendo o tempo de trabalho nas roças, já que
todos os cangaceiros eram agricultores, que surgiu o xaxado como dança.
O xaxado é uma dança de guerra e entretenimento criada pelos cangaceiros de
Lampião no inicio dos anos vinte, do Século XX, em Vila Bella, atual Serra
Talhada, e arredores.
Ainda na época do cangaço tornou-se popular em todos os bandos de cangaceiros
espalhados pelos sertões nordestinos.
Era uma dança exclusivamente masculina, até porque naquela época ainda não
havia mulheres no cangaço.
Faziam da arma a dama.
Dançavam em fila indiana, o da frente, sempre o chefe do grupo ou o poeta,
puxava os versos cantados e o restante do bando respondia em coro, com letras
de insulto aos inimigos, lamentando mortes de companheiros ou enaltecendo suas
aventuras e façanhas.
Originalmente a estrutura básica do xaxado é da seguinte forma: avança o pé
direito em três e quatro movimentos laterais e puxa o pé esquerdo, num rápido e
deslizado sapateado.
Aos poucos o xaxado e "Mulher Rendeira" caminhavam para virar moda em outros
grupos de cangaceiros.
Com sua fama em nível nacional, foi inevitável o surgimento de cantores, grupos
musicais e dançarinos aparecendo ao público com adereços que lembravam os
bandoleiros das caatingas, com chapéu de couro em forma de meia lua,
cartucheiras cruzadas no tórax e cantando o repertório do cangaço.
Gradativamente vieram as variações de acordo com a origem regional dos
cangaceiros.
Por exemplo, um cangaceiro vindo da Paraíba, mas precisamente da região da
Serra do Teixeira muitas vezes cantava e mexia o corpo diferente de alguém
vindo de Cabrobó ou Bahia. Ai surgia o que podemos dizer, os diferentes passos.
Mesmo com a entrada da mulher no cangaço, o xaxado manteve seu lugar de honra
no mundo do chapéu de couro e aço, de fogo e ferro, de mesma forma que vinha
desde os primeiros momentos. Evidentemente já bastante modificado, com mais
manejo de corpo, sempre com a pancada no coice da arma com os anéis, tocando
ritmicamente na argola da bandoleira do fuzil ou batendo palmas. Quando havia
alguém que executava instrumentos musicais, ai sim, era muito mais animado com
o pé-de-bode, uma harmônica de boca, uma zabumba e um triângulo. Ai era só
xaxado. E a cabroeira arrastava o pé e a poeira cobria regando a goela com
cachaça, zinebra, conhaque e gasosa.
Uma das grandes características do xaxado é a emissão de sons produzidos pelas
sandálias de rabicho ao ser arrastada no chão na cadência do passo. No entanto,
é bom destacar, que o xaxado não é uma onomatopéia como dizem alguns
folcloristas. Até por que, quem dança, sabe, que o tão famoso som só aparece se
dançado num piso de cimento e um pouco áspero. Mas no chão de terra batida, é
diferente. É um som fofo e arrastado. E os cangaceiros dançavam eram nos
terreiros das casas ou nalgum descampado no meio da caatinga.
O tempo foi passando e a dança de guerra dos cangaceiros do sertão resistindo
até os dias atuais, fazendo sucesso nos grupos folclóricos, chegando até nós os
seguintes passos e variações, bastantes divulgadas pelos grupos de dança do
nordeste. Esta dança é cartão postal do movimento histórico e cultural de Serra
Talhada, por isso ela é chamada de CAPITAL DO XAXADO.

Histórico

Sala das Reuniões, em 23 de março de 2009.

Augusto César Filho
Deputado


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: Enviada p/Redação Final
Localização: Redação Final

Tramitação
1ª Publicação: 27/03/2009 D.P.L.: 6
1ª Inserção na O.D.: 13/05/2009

Sessão Plenária
Result. 1ª Disc.: Aprovada Data: 13/05/2009
Result. 2ª Disc.: Aprovada Data: 25/05/2009

Resultado Final
Publicação Redação Final: 26/05/2009 Página D.P.L.: 6
Inserção Redação Final na O.D.:
Resultado Final: Aprovada Data: 26/05/2009


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