Brasão da Alepe

Parecer 1962/2019

Texto Completo

Projeto de Resolução nº 856/2019

Autor: Deputada Fabíola Cabral

 

PROPOSIÇÃO QUE VISA Conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano AO PADRE ANTÔNIO MARIA.  INTELIGÊNCIA DOS ARTS. 199, X E 271 A 275 DO REGIMENTO INTERNO DESTE PODER LEGISLATIVO. ATENDIDOS OS PRESSUPOSTOS CONSTITUCIONAIS, LEGAIS E REGIMENTAIS. PELA APROVAÇÃO.

 

  1. Relatório

Vem a esta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 856/2019, de autoria da Deputada Fabíola Cabral, visa conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Padre Antônio Maria.

  1. Parecer do Relator

 

A presente proposição vem arrimada no art. 199, X, do Regimento Interno deste Poder Legislativo.

 

 

O Projeto apresenta a seguinte justificativa, in verbis:

 

 “ Nascido em 17 de agosto de 1945, na cidade do Rio de Janeiro, e filho de imigrantes portugueses, o Sr. Antônio Moreira Borges tornou-se, merecidamente, conhecido e admirado em todo o Brasil como o Padre Antônio Maria em razão de sua atividade como sacerdote e cantor.

     O Padre Antônio Maria iniciou os seus estudos eclesiásticos com os Palotinos, onde conheceu o Movimento de Schoenstatt e se encantou com essa maneira de viver a espiritualidade. Esse fato o motivou a ingressar no Instituto dos Padres de Schoenstatt no ano de 1967. Em seguida, seus superiores o levaram para a Alemanha, onde fez o noviciado e cursou filosofia e teologia na Universidade de Muester. Após oito anos no país germânico, foi ordenado diácono em Muenster e voltou ao Brasil como diácono na paróquia de Jaraguá.

     No dia 25 de setembro de 1976, na Igreja matriz de Jaraguá, o Sr. Antônio Moreira Borges recebeu a graça do sacerdócio, realizando o seu maior sonho. A partir de então, passou a se chamar Padre Antônio Maria, em um sinal de sua gratidão à Mãe de Jesus e também como um testemunho do seu amor filial por ela.

     Em seus primeiros quatro anos como padre, trabalhou naquela que considera sua segunda pátria, Portugal, e, antes de voltar para o Brasil, em maio de 1981, viajou para o Vaticano, tendo a graça de conhecer pessoalmente o Papa João Paulo II e de receber de Sua Santidade palavras de incentivo à missão de evangelizar pelo canto.

     Retornando para o Brasil, exerceu a função de reitor do Santuário da Mãe de Schoenstatt durante quatro anos e, após esse período, foi por mais cinco anos pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jaraguá. Ao longo desse tempo, ficou à frente das Obras do Amor Maior, do Centro Educacional Catarina Kentenich.

     Terminada essa etapa, foi liberado pelos superiores para evangelizar através do canto por todo o Brasil e em outros países, já tendo se apresentado ao lado de artistas como Roberto Carlos, Agnaldo Rayol e Ângela Maria e, inclusive, tendo realizado uma apresentação para o então Papa João Paulo II.

     No ano de 2000, fundou uma congregação religiosa feminina, as Filhas de Maria, Servas dos Pequeninos, para auxiliá-lo na ajuda às crianças e jovens carentes e também aos sacerdotes, com filiais em vários estados.

      Em 2009, para melhor dedicar-se àquela comunidade e à Obra do Novo Caminho, também fundada por ele para assistir crianças carentes e abandonadas, o Padre Antônio Maria desligou-se do Instituto dos Padres de Schoenstatt e ingressou na Diocese de Nazaré da Mata, aqui no Estado de Pernambuco, ficando, em um primeiro momento, sob os cuidados do Bispo Emérito de Nazaré Dom Frei Severino Batista de França.

      Portanto, faz dez anos que o Padre Antônio Maria não só estabeleceu, como vem fortalecendo seus vínculos com a centenária Diocese de Nazaré da Mata, uma das mais importantes representações da Igreja Católica aqui em nosso Estado, bem como, consequentemente, com a população pernambucana.

      Importante destacar que a Diocese de Nazaré é composta por 39 paroquias, presentes em cidades da Zona da Mata e do Agreste do Estado, tendo como atual bispo diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena e atendendo a uma população de cerca de um milhão de pernambucanos.

     Em nome da Diocese de Nazaré da Mata, o Padre Antônio Maria vem, há uma década, atuando como missionário e evangelizando pelo Brasil inteiro através da música e das apresentações nos meios de comunicação, cumprindo, assim, a sua missão com bastante dedicação e carisma.

     Todos os anos o Padre é atração garantida nos eventos da Comunidade Obra de Maria, localizada em São Lourenço da Mata. Por sua humildade, amor ao próximo e forma ímpar de evangelizar, Padre Antônio Maria é admirado por milhares de fiéis que são atraídos para seus shows sempre carregados de emoção e preces, contagiando quem acompanha. É necessário destacar que o Padre Antônio Maria esteve, recentemente, no município do Cabo de Santo Agostinho, no Distrito de Jussaral, na inauguração da Igreja de Nossa Senhora de Aparecida, dia de muita fé e alegria na memória dos fiéis. Dentre os inúmeros atos de caridade praticados pelo Padre Antônio Maria, merece destaque o fato de não cobrar cachê nos seus eventos.   

      Demonstrada, permissa vênia , a importância religiosa, assistencial e cultural do trabalho desenvolvido pelo Padre Antônio Maria para o Brasil e para o Estado de Pernambuco, lugar que escolheu para renovar e manter seu vínculo eclesiástico, a homenagem pretendida pelo Projeto de Resolução em apreço consagra, também, seus mais de 40 anos de evangelização vocacionada por meio deste justo e merecido Título Honorífico de Cidadão Pernambucano.

       Diante do exposto, peço aos nobres colegas Parlamentares o total apoio para aprovação do presente Projeto de Resolução, com vistas a conceder, meritoriamente, o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Padre Antônio Maria.”

 

Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça seja pela aprovação do Projeto de Resolução nº 856/2019, de autoria da Deputada Fabíola Cabral.

 

3. Conclusão da Comissão

 

Ante o exposto, tendo em vista as considerações expendidas pelo relator, opinamos pela aprovação do Projeto de Resolução nº 856/2019, de autoria da Deputada Fabíola Cabral.

 

Histórico

[05/02/2020 11:51:01] PUBLICADO
[18/12/2019 16:25:31] ENVIADA P/ SGMD
[20/12/2019 13:55:17] ENVIADO PARA COMUNICA��O
[20/12/2019 13:55:21] ENVIADO P/ PUBLICAÇÃO





Informações Complementares






Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.