
Parecer 1675/2019
Texto Completo
Projeto de Resolução nº 846/2019
Autora: Deputado Guilherme Uchôa
Proposição Que Visa ConcedeR o Título Honorífico de CidadãO PernambucanO ao MÚSICO E COMPOSITOR JORGE EDUARDO COLLYER SIMAS. INTELIGÊNCIA DOS ARTS. 199, X E 271 A 275 DO REGIMENTO INTERNO DESTE PODER LEGISLATIVO. ATENDIDOS OS PRESSUPOSTOS CONSTITUCIONAIS, LEGAIS E REGIMENTAIS. PELA APROVAÇÃO.
1. Relatório
Vem a esta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 846/2019, de autoria do Deputado Guilherme Uchôa, que visa conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao músico e compositor Jorge Eduardo Collyer Simas.
2. Parecer do Relator
A presente proposição vem arrimada no art. 199, X, do Regimento Interno deste Poder Legislativo; in verbis:
Art. 199. Os projetos de resolução, de iniciativa de Deputado, de Comissão ou da Mesa Diretora, têm eficácia de lei ordinária e dispõem sobre as matérias de competência exclusiva da Assembleia, especialmente:
[...]
X - concessão de título de "Cidadão do Estado de Pernambuco” e de comendas;
Consoante justificativa apresentada pelo autor, na qual constam os motivos para que seja a ele concedida esta honraria, in verbis:
“O compositor carioca e violonista José Eduardo Collyer Simas construiu uma carreira estreitamente ligada ao samba, ao choro e a outros estilos de música brasileira. Dentre os músicos de sua geração, é o que mais tem faixas gravadas com monstros da MPB. Na galeria dos artistas que contaram com seu extraordinário talento, destacam-se nomes como o de Chico Buarque, Tom Jobim, Cartola, Nelson Cavaquinho, Gilberto Gil, Nara Leão, Toquinho, Martinho da Vila, Nana Caymmi, Ivan Lins, Zé Kéti, Elza Soares, Jamelão, Djavan, Ivan Lins, MPB-4, Nelson Gonçalves, Elizeth Cardoso, Quarteto em Cy, Sílvio Caldas, Paulo Moura, Vanessa da Mata, Jair Rodrigues, Lenine, João Bosco, Turíbio Santos, Altamiro Carrilho, Emilinha Borba, Cauby Peixoto, Elis Regina, Beth Carvalho, Alcione, entre outras feras do nosso cancioneiro popular.
Além disso, como compositor tem músicas gravadas por Chico Buarque, João Nogueira, Elizeth Cardoso, Zeca Pagodinho, Elymar Santos, Leny Andrade, MPB-4 e Diogo Nogueira. Como instrumentista, representou o Brasil no Festival Folk Tejo em Lisboa, em 1990, e no Vail Jazz Party no Colorado, USA, em 1997, em concertos ao lado de clarinetista e saxofonista Paulo Moura.
A relação de Collyer Simas com a música remonta à sua infância. Seu pai ouvia muito os LPs de artistas da época que de certa forma influenciariam sua trajetória musical. Aos 5 anos de idade, seu pai o presenteou com um acordeon. Esse instrumento foi o despertar de sua relação mais íntima com a música. Mais tarde, na adolescência, interessou-se pelo bandolim e pelo cavaquinho, para só depois estabelecer uma ligação forte e definitiva com o violão. Não demorou muito para ele ser requisitado por cantores e instrumentistas, em razão de sua facilidade em harmonizar melodias. Dessa maneira, foi se tornando conhecido e admirado por muitos. A partir daí, os convites para tocar com outros intérpretes não pararam mais. A atuação como músico foi ocupando sua agenda, até que não podia mais exercer outra atividade.
Em dezembro de 2007, mudou-se para o Recife, metrópole que o abraçou fraternalmente, construindo um vínculo de admiração e carinho. Há doze anos em Pernambuco, fez amizades e cursos nas universidades do estado. Ao lado da esposa Ynah de Souza Nascimento, promovem trimestralmente um evento intitulado Abraço Musical, onde se reúnem instrumentistas e cantores. O dinheiro arrecadado nesse encontro musical é revertido na compra de alimentos, remédios e produtos de higiene que são destinados a instituições de caridade, abrigos, igrejas, hospitais e outras organizações.
Isto Posto, rogo dos ilustres Pares da Casa de Joaquim Nabuco, a aprovação do presente Projeto de Resolução em conceder-lhe o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano.”
.
Destarte, após detida análise, observa-se que a proposição cumpre todos os requisitos dispostos nos arts. 271 a 275 do Regimento Interno desta Casa.
Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça seja pela aprovação do Projeto de Resolução nº 846/2019, de autoria do Deputado Guilherme Uchôa.
3. Conclusão da Comissão
Ante o exposto, tendo em vista as considerações expendidas pelo relator, opinamos pela aprovação do Projeto de Resolução nº 846/2019, de autoria do Deputado Guilherme Uchôa.
Histórico