Brasão da Alepe

Requerimento 327/2019

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais que seja registrado VOTO DE APLAUSO a TRIBO INDÍGENA ORUBÁ, por ter sido CAMPEÃ na categoria tribo, do grupo especial do carnaval da Cidade do Recife de 2019.

 

Autor: Wanderson Florêncio

Justificativa

     Tribos de índios é um folguedo originário do Estado da Paraíba e que hoje alcança um grande número de simpatizantes no carnaval do Recife.

     Nas Tribos de Índios, os organizadores são denominados mestres e quase sempre são seguidores de cultos indígenas como a Pajelança, sendo da linha do Catimbó, dão um toque místico ao folguedo onde, segundo eles, desfilam por vezes "atuados" (incorporados) pelos espíritos dos caboclos.

     Dispostos em duas filas, com índias de um lado e índios do outro, as primeiras portando machadinhas e os segundos portando pequenas lanças, as Tribos de Índios são muitas vezes confundidas com as Tribos de Caboclinhos. Uma das características marcantes da diferença é a não utilização das preacas pelas Tribos de Índios, comuns aos Caboclinhos. Pintam os rostos de vermelho, com cocares de penas de garça, de ema ou de galinha, usam pequenos escudos, e o conjunto tem uma coreografia variada, com um número de quatro a nove danças para cada tribo, sempre acompanhada por um conjunto de músicos formados por duas gaitas, dois ganzás e três surdos.

     A Tribo indígena Orubá fundada em 8 de outubro de 2012, na cidade de Goiana na Região Metropolitana do Recife,  tem a sua origem a entidade indígena orubá, ligada a umbanda.

     Tem como seus fundadores o casal Jaqueline Ribeiro do Carmo e Marcos Antônio de Castro da Silva Filhos, que no ano de 2012 inicio a “brincadeira” do carnaval em expiração nas tribos de índios da região que desfilavam nos dias de momo.

     Nesses sete anos de vida chegou em 2018 no grupo especial e obteve o vice-campeonato, não sendo vitorioso por décimos de pontos, mas em 2019 tornou-se o campeão do carnaval do Recife.

     Com mais de 80 participantes desfilaram no domingo de carnaval em sua cidade, no dia 25 no centro da cidade do Recife, no seu desfile oficial, e nos dias 26 e 24 no bairro do Recife Antigo, nos palcos do Arsenal da Marinha e Marco Zero respectivamente. Voltou a se apresentar no dia 2 de março no desfile das campeãs para alegria dos seus componentes

     Pelo exposto, solicito aos nobres Pares que aprovem o VOTO DE APLAUSO a Tribo Indígena Orubá.

Histórico

Wanderson Florêncio
Deputado


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 11/04/2019 D.P.L.: 17
1ª Inserção na O.D.:




Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.