
Parecer 1144/2019
Texto Completo
Projeto de Resolução nº 658/2019
Autora: Deputado Clodoaldo Magalhães
Proposição Que Visa ConcedeR o Título Honorífico de CidadãO PernambucanO ao jornalista márcio bonfim. INTELIGÊNCIA DOS ARTS. 199, X E 271 A 275 DO REGIMENTO INTERNO DESTE PODER LEGISLATIVO. ATENDIDOS OS PRESSUPOSTOS CONSTITUCIONAIS, LEGAIS E REGIMENTAIS. PELA APROVAÇÃO.
1. Relatório
Vem a esta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 658/2019, de autoria do Deputado Clodoaldo Magalhães, que visa conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao jornalista Márcio Bonfim.
2. Parecer do Relator
A presente proposição vem arrimada no art. 199, X, do Regimento Interno deste Poder Legislativo; in verbis:
Art. 199. Os projetos de resolução, de iniciativa de Deputado, de Comissão ou da Mesa Diretora, têm eficácia de lei ordinária e dispõem sobre as matérias de competência exclusiva da Assembleia, especialmente:
[...]
X - concessão de título de "Cidadão do Estado de Pernambuco” e de comendas;
Consoante justificativa apresentada, in verbis:
Márcio Bomfim dos Santos, brasileiro, nasceu em Álvares Florence, interior de São Paulo, no dia 25/10/1980. Filho caçula de Manoel Paulino dos Santos (em memória) e Helena Bomfim dos Santos. Pai de dois filhos, Sarah e Miguel, e casado com Mariana Mota.
Ainda muito jovem, entrou num programa de qualificação profissional que preparava estudantes para o mercado de trabalho. Seu primeiro emprego foi de office-boy (guarda-mirim) num escritório da SABESP, na cidade onde nasceu.
Aos 16 anos, fez um curso profissionalizante de desenho arquitetônico. Trabalhou em escritórios de engenharia e arquitetura durante 2 anos. E assim, almejava seguir a carreira de engenheiro ou arquiteto.
Com quase 21 anos de profissão, o paulista iniciou a carreira como locutor numa emissora de rádio em Votuporanga (SP). Passou pelas emissoras de TV educativas, Cultura e TVE do Rio, ambas filiadas da Rede Globo. Trabalhou também nas TVs Universitária, Integração e Itapetininga. Duante um ano e meio apresentou o MGTV 1ª Edição para Uberaba e Ituiutaba-MG.
O apresentador e editor Márcio Bonfim é graduado em jornalismo, tem curso técnico de rádio, MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em produção de TV e Cinema na New York Film Academy, de Nova Iorque.
O âncaro do NE 1 chegou ao Recife em 2006 para fazer reportagens, trocando o Triângulo Mineiro pelo Nordeste. No fim daquele ano Márcio Bonfim começou a apresentar o NETV Primeira Edição (atualmente NE 1) ao lado de Mônica Silveira. E hoje contabiliza mais de 13 anos à frente do telejornal do meio-dia da Globo Nordeste em Pernambuco.
O jornalista já coordenou 5 debates políticos pela TV Globo, nas eleições municipais (de 2012 e 2016) e nas eleições ao Governo de Pernambuco (2014 e 2018). Ancorou transmissões, pela Globo, do programa São João do Nordeste, do desfile do Galo da Madrugada, o Show da Virada (Ano Novo) e diversas coberturas jornalísticas.
O editor-apresentador do NETV 1ª Edição da Rede Globo Nordeste faz sucesso na tela e fora dela por sua simplicidade, carisma e simpatia. Possui, portanto, ilibada reputação e vasta carreira profissional, com notórios préstimos ao Estado de Pernambuco.
No dia 31 de Agosto de 2019, em alusão aos 50 anos do Jornal Nacional, num projeto em que leva, aos sábados, à bancada do maior telejornal do país jornalistas de todos os Estados e do Distrito Federal, Márcio Bonfim, representando Pernambuco à altura, comandou o JN ao lado da jornalista Cristina Ranzolin, apresentadora do Jornal do Almoço, do Rio Grande do Sul.
Tendo em vista, assim, os relevantes serviços prestados, o Ilustríssimo Sr. Márcio Bomfim faz jus a receber dessa Casa o Título de Cidadão Pernambucano.
Destarte, após detida análise, observa-se que a proposição cumpre todos os requisitos dispostos nos arts. 271 a 275 do Regimento Interno desta Casa.
Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça seja pela aprovação do Projeto de Resolução nº 658/2019, de autoria do Deputado Clodoaldo Magalhães.
3. Conclusão da Comissão
Ante o exposto, tendo em vista as considerações expendidas pelo relator, opinamos pela aprovação do Projeto de Resolução nº 658/2019, de autoria do Deputado Clodoaldo Magalhães.
Histórico