
Parecer 1053/2019
Texto Completo
PARECER Nº ___________
Comissão de Saúde e Assistência Social
Parecer ao Projeto de Resolução nº 554/2019.
Autoria: Deputado Willian Brígido
Parecer ao Projeto de Resolução nº 554/2019, que concede a Medalha Leão do Norte, classe ouro, do Mérito "Sanitário Josué de Castro", ao Médico Aderson da Silva Araújo. Atendidos os preceitos legais e regimentais. No mérito, pela aprovação.
1. Relatório
Em cumprimento ao previsto no art. 280 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, o Projeto de Resolução nº 554/2019, de autoria do Deputado Willian Brígido, foi distribuído a esta Comissão de Saúde e Assistência Social.
Cumprindo o trâmite legislativo, a proposição foi analisada e aprovada inicialmente pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, viabilizando a discussão do mérito pelas demais Comissões Temáticas pertinentes.
Este Colegiado Técnico deve então avaliar a conveniência da proposição que visa conceder ao Dr. Aderson da Silva Araújo a Medalha Leão do Norte, classe ouro, no mérito "Sanitário Josué de Castro".
2. Parecer do Relator
2.1. Análise da Matéria
A Medalha Leão do Norte, classe ouro, destina-se a agraciar pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado no âmbito do Estado de Pernambuco. A condecoração pode ser concedida em onze méritos distintos, de acordo com a área de atuação do homenageado.
O mérito “Sanitário Josué de Castro” destina-se a agraciar pessoas que se destacam na realização de investigações científicas de nutrição e de saúde pública, com soluções para os problemas da fome e da desnutrição, bem como nos estudos e gestões que propiciem o avanço científico da medicina no Estado de Pernambuco.
O Projeto de Resolução ora analisado visa conceder a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro, do Mérito Sanitário Josué de Castro, ao Médico Aderson da Silva Araújo.
O homenageado é médico hematologista da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), é atualmente coordenador do Grupo de Pesquisas em Anemias e Sobrecarga de Ferro da Fundação. Com doutorado pela Universidade de São Paulo (2002), tem vasta experiência na área, principalmente nos seguintes temas: hemoglobinopatias, beta-talassemia, genética humana, anemias e doenças falciformes. Também cuida de pacientes com doenças linfoproliferativas crônicas, linfomas, mielomas, mielodisplasias e neoplasias mieloproliferativas crônicas.
O Doutor Aderson Araújo já exerceu os cargos de Secretário de Saúde do Estado de Pernambuco e Diretor Presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco. Atuou como preceptor do Programa de Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia, preceptor de Clínica Médica no Hospital da Restauração, Médico Hematologista no Clinical Haematology at the Oxford University Hospitals e Médico na UCL Medical School.
É ainda detentor dos seguintes prêmios: Melhor Trabalho Científico (Facepe, 2010), Medalha Comemorativa dos 350 Anos da Restauração Pernambucana (Governo do Estado de Pernambuco, 2005), Melhor Trabalho Científico (Facepe, 2003) e Melhor Trabalho Científico (Facepe, 1996).
Ante o exposto, justifica-se a iniciativa parlamentar de condecorar o médico Aderson da Silva Araújo com a Medalha Leão do Norte - Classe Ouro.
2.2. Voto do Relator
Realizadas as devidas ponderações, o relator entende que o Projeto de Resolução no 554/2019, merece parecer favorável deste Colegiado Técnico, visto que a concessão da Medalha Leão do Norte, classe ouro, no mérito “Sanitário Josué de Castro”, presta justa homenagem ao médico Aderson da Silva Araújo, que há muitos anos vem se dedicando ao estudo e tratamento de doenças hematológicas, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população pernambucana.
3. Conclusão da Comissão
Amparado nos fundamentos apresentados pela relatoria, esta Comissão Permanente conclui pela aprovação do Projeto de Resolução nº 554/2019, de autoria do Deputado Willian Brígido.
Histórico