
Parecer 4748/2024
Texto Completo
AO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 2294/2024
Origem: Poder Legislativo
Autoria: Deputado Joãozinho Tenório
Parecer ao Projeto de Resolução Nº 2294/2024, que concede o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Padre Remígio de Vettor. Atendidos os preceitos legais e regimentais. No mérito, pela aprovação.
1. Relatório
Submete-se ao exame desta Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular o Projeto de Resolução No 2294/2024, de autoria do deputado Joãozinho Tenório.
Quanto ao aspecto material, o Projeto de Resolução em questão visa conceder o título honorífico de Cidadão Pernambucano ao Padre Remígio de Vettor.
Em observância ao disposto no art. 250 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, a proposição foi apreciada inicialmente pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, sendo aprovada quanto aos quesitos de constitucionalidade e legalidade.
Cumpre agora a esta Comissão analisar o mérito da proposta.
2. Parecer do Relator
A Resolução nº 1.892, de 18 de janeiro de 2023, que disciplina os prêmios, medalhas, títulos honoríficos e demais honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, determina, em seu art. 4º, que “o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano objetiva reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas que, em qualquer área de atuação, desenvolvam ou desenvolveram atividades em prol do Estado de Pernambuco”.
Diante disso, o Projeto de Resolução em questão visa conceder o título honorífico de Cidadão Pernambucano ao Padre Remígio de Vettor.
O homenageado nasceu em 06 de janeiro de 1939, na Itália. Em 1945, perdeu seu pai, assassinado durante a Segunda Guerra Mundial. Com isso, sua família passou por dificuldades e o então órfão de guerra foi acolhido no Colégio Guanelliano, em seu país de origem.
Conforme destaca a justificativa da proposição, o homenageado, que está completando 57 anos de Ordenação Sacerdotal, chegou ao Brasil em 1968, e seu primeiro trabalho foi em um educandário que acolhia 120 crianças na periferia de Porto Alegre-RS. Em seguida, foi para a Rio de Janeiro, trabalhar em outra área periférica, onde ficou por 11 anos. Na década de 1980, veio para o Nordeste.
Em 1986, o homenageado foi nomeado para os cuidados pastorais das paróquias de Granito, Sitio dos Moreiras (Moreilândia), Serrita e Cedro. Em 1991, chegou a Salgueiro, em meio a um momento difícil no município, após o assassinato do Padre José Maria Prada.
A partir desse momento, organizou as pastorais da paróquia e liderou vários projetos sociais, com a distribuição de leite para crianças e idosos, construção de creche, abrigo para os moradores de rua, construção de barragens na região, entre outras iniciativas.
Atualmente, o Padre Remígio é Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Salgueiro, onde dá continuidade ao seu belo trabalho sacerdotal.
Tendo em vista, portanto, os relevantes trabalhos sociais e de evangelização desempenhados pelo Padre Remígio de Vettor no Estado de Pernambuco, mostra-se justa a presente homenagem, a fim de que sua atuação sirva de exemplo para a atual e para as futuras gerações no estado.
Assim, considerando o exposto, esta relatoria opina pela aprovação do Projeto de Resolução Nº 2294/20224.
3. Conclusão da Comissão
Com base no parecer fundamentado do relator, este Colegiado considera que o Projeto de Resolução No 2294/2024, de autoria do deputado Joãozinho Tenório, está em condições de ser aprovado.
Histórico