Brasão da Alepe

Parecer 4515/2024

Texto Completo

AO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 2212/2024

 

 

Origem: Poder Legislativo

Autoria: Deputada Simone Santana

 

Parecer ao Projeto de Resolução Nº 2212/2024, que concede o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana a Maria das Graças Soares da Costa,Diretora-Geral do Centro Universitário Frassinetti do Recife ( Unifafire). Atendidos os preceitos legais e regimentais. No mérito, pela aprovação.

 

 

1. Relatório

Submete-se ao exame desta Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular o Projeto de Resolução No 2212/2024, de autoria da Deputada Simone Santana.

A proposição tem o objetivo de conceder o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana a Maria das Graças Soares da Costa,Diretora-Geral do Centro Universitário Frassinetti do Recife ( Unifafire).

Cumpre a esta Comissão analisar o mérito da iniciativa, uma vez que a proposição foi apreciada inicialmente pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, sendo aprovada quanto ao preenchimento dos critérios para a concessão do referido título.

2. Parecer do Relator

A Resolução nº 1.892, de 18 de janeiro de 2023, que disciplina os prêmios, medalhas, títulos honoríficos e demais honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, determina, em seu art. 4º, que “o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano objetiva reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas que, em qualquer área de atuação, desenvolvam ou desenvolveram atividades em prol do Estado de Pernambuco”.

Nesse sentido, o Projeto de Resolução ora analisado visa a conceder a referida honraria a Ilustríssima Senhora Maria das Graças Soares da Costa,Diretora-Geral do Centro Universitário Frassinetti do Recife ( Unifafire), que exerce essa função desde 2009.

Conforme registra a justificativa da proposição, Maria das Graças é Natural de Guarabira, município na Paraíba, Maria das Graças Soares nasceu no dia 9 de abril de 1972. Vinda de uma família humilde, seus pais se esforçaram para lhe fornecer uma educação de qualidade, junto com seus nove irmãos. Concluiu o ensino básico em uma rede privada e realizou o Curso Técnico em Contabilidade em uma rede privada. Sua carreira acadêmica também inclui uma graduação em Letras pela UFPB, uma licenciatura em Gestão de Instituições Educacionais pela Universidade Católica de Brasília, além de um mestrado em Administração e um doutorado em Educação, ambos pela UFPE.

Desde sua juventude teve proximidade com ações envolvendo o coletivo e o bem-estar da comunidade, uma característica que carregou durante seu período como educadora. Foi professora tanto na rede particular quanto na pública, assumindo cargos de gestão e confiança em instituições de ensino. Em 2007, assumiu uma posição como Membro do Conselho Diretor e do Comitê Gestor da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire).

A gestão de Maria das Graças é baseada em uma política de respeito, acolhimento e igualdade. Com um quadro de funcionários majoritariamente feminino, a reitora tem como máxima a representação das mulheres e sua participação no processo de construção da sociedade. Sua forma de pensar igualitária impactou milhares de estudantes que tiveram sua formação na Unifafire.Além disso, rendeu ao centro universitário premiações como o GPTW Mulher Nacional (Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar no Brasil), sendo a única empresa pernambucana a receber o título.

 

Verifica-se que a agraciada possui uma trajetória acadêmica e profissional de excelência, com relevantes serviços públicos prestados. A concessão do Título Honorífico de Cidadão Pernambucano a  Maria das Graças Soares garante, portanto, reconhecimento público à sua importante atuação para o fortalecimento das finanças públicas do Estado de Pernambuco.

Assim, tendo em vista os fundamentos apresentados, esta relatoria opina pela aprovação do Projeto de Resolução Nº 2212/2024.

3. Conclusão da Comissão

Com base no parecer fundamentado do relator, este Colegiado considera que o Projeto de Resolução Nº 2212/2024, de autoria da Deputada Débora Almeida, está em condições de ser aprovado.

Histórico

[23/10/2024 11:26:46] ENVIADA P/ SGMD
[23/10/2024 18:36:17] ENVIADO PARA COMUNICA��O
[23/10/2024 18:36:26] ENVIADO P/ PUBLICAÇÃO
[24/10/2024 01:08:47] PUBLICADO





Informações Complementares






Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.