Brasão da Alepe

Parecer 4313/2024

Texto Completo

AO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 2010/2024

 

 

Origem: Poder Legislativo

Autoria: Deputado Abimael Santos

 

Parecer ao Projeto de Resolução Nº 2010/2024, que concede o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Ilustríssimo Senhor Alex Monteiro de Lima. Atendidos os preceitos legais e regimentais. No mérito, pela aprovação.

 

 

1. Relatório

Submete-se ao exame desta Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular o Projeto de Resolução No 2010/2024, de autoria do Deputado Abimael Santos.

A proposição tem o objetivo de conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Ilustríssimo Senhor Alex Monteiro de Lima.

Cumpre a esta Comissão analisar o mérito da iniciativa, uma vez que a proposição foi apreciada inicialmente pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, sendo aprovada quanto ao preenchimento dos critérios para a concessão do referido título.

2. Parecer do Relator

 

A Resolução nº 1.892, de 18 de janeiro de 2023, que disciplina os prêmios, medalhas, títulos honoríficos e demais honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, determina, em seu art. 4º, que “o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano objetiva reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas que, em qualquer área de atuação, desenvolvam ou desenvolveram atividades em prol do Estado de Pernambuco”.

Nesse sentido, o Projeto de Resolução aqui analisado visa a conceder a referida honraria ao Ilustríssimo Senhor Alex Monteiro de Lima.

O homenageado, natural da Cidade de Santo André, Estado de São Paulo, mudou-se para Pernambuco em 1995, fixando residência na cidade de Caruaru. Formou-se em Gestão em Comércio pela FAFICA, possui pós-graduação em Gestão da Mobilidade Urbana pelo IBGM e especialização em Ordem Social e Segurança Cidadã. Atualmente cursa Mestrado em Criminalística na Universidade Ibero-americana.

Iniciou sua carreira pública em 2009, quando ingressou na Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes de Caruaru, assumindo várias funções nessa autarquia, incluindo Diretor de Defesa Social, Diretor de Trânsito e Transportes, e finalmente, Diretor Presidente. Em dezembro de 2014, ele recebeu o título de Cidadão Caruaruense e foi homenageado pelos relevantes serviços prestados ao município.

No ano de 2017, o Senhor Alex Monteiro Lima assumiu a coordenação da segurança pública na cidade de Cupira, onde conseguiu reduzir os índices de criminalidade por meio de um trabalho integrado com outras instituições de Segurança Pública do Estado, obtendo sucesso em colaboração com o Executivo e o Legislativo local. No mesmo ano, assumiu a Secretaria Executiva de Segurança Pública do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública (CONSEG-PE), criado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública para promover a integração entre os municípios.  

Em 2018, foi nomeado Diretor Presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de Toritama. Em 2020, assumiu a Secretaria de Ordem Social do município, onde atua até os dias atuais com vistas a fornecer suporte às instituições de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, focado na prevenção criminal e na manutenção dos baixos índices de criminalidade na região.

O homenageado possui, portanto, uma trajetória profissional de excelência, sendo importante referência na área da defesa social em Pernambuco. A concessão do Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Senhor Alex Monteiro de Lima garante reconhecimento público à sua importante atuação para o fortalecimento da segurança pública no Estado.

Assim, tendo em vista os fundamentos apresentados, esta relatoria opina pela aprovação do Projeto de Resolução Nº 2010/2024.

3. Conclusão da Comissão

Com base no parecer fundamentado do relator, este Colegiado considera que o Projeto de Resolução Nº 2010/2024, de autoria do Deputado Abimael Santos, está em condições de ser aprovado.

Histórico

[11/09/2024 14:11:17] ENVIADA P/ SGMD
[11/09/2024 17:18:57] ENVIADO PARA COMUNICA��O
[11/09/2024 17:19:12] ENVIADO P/ PUBLICAÇÃO
[11/09/2024 22:07:57] PUBLICADO





Informações Complementares






Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.