Brasão da Alepe

Parecer 3001/2024

Texto Completo

AO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1685/2024

Comissão de Educação e Cultura

Origem: Poder Legislativo

Autoria: Deputado Mário Ricardo

 

Parecer ao Projeto de Resolução nº 1685/2024, que inscreve o nome do Pastor Isaac Martins Rodrigues no Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco - Fernando Santa Cruz. Atendidos os preceitos legais e regimentais. No mérito, pela aprovação.

 

1. Relatório

Submete-se ao exame desta Comissão de Educação e Cultura o Projeto de Resolução no 1685/2024, de autoria do Deputado Mário Ricardo.

Quanto ao aspecto material, o Projeto de Resolução em questão tem como objetivo inscrever o nome do Pastor Isaac Martins Rodrigues no Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco - Fernando Santa Cruz.

Em observância ao disposto no art. 250 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, a proposição foi apreciada inicialmente pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, sendo aprovada quanto aos quesitos de constitucionalidade e legalidade. Cumpre agora a esta Comissão analisar o mérito da proposta.

 

 

 

2. Parecer do Relator

O Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco - Fernando Santa Cruz está previsto na Resolução nº 1.892, de 18 de janeiro de 2023, que disciplina os prêmios, medalhas, títulos honoríficos e demais honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

O referido Livro, depositado no Museu Palácio Joaquim Nabuco, é destinado ao registro perpétuo do nome de pessoas ou grupo de pessoas que tenham marcado a história do Estado de Pernambuco, incorporando feitos de sua trajetória pessoal ao acervo cultural, social, econômico, paisagístico, artístico e intelectual, ou cuja bravura e heroísmo tenham contribuído com a formação da identidade pernambucana, a defesa dos direitos humanos ou a luta pela democracia e justiça social.

A proposição em análise tem por objetivo inscrever o nome do Pastor Isaac Martins Rodrigues no Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco - Fernando Santa Cruz.

A vida de Isaac Martins Rodrigues, nascido em 19 de agosto de 1926, está entrelaçada com a história da Assembleia de Deus em Pernambuco. Seu pai, Alexandrino Martins Rodrigues, foi o primeiro presbítero da Assembleia de Deus no estado, e membro registrado como número 1 desta igreja.

Formado em Licenciatura em Estudos Sociais pela FUNESO e em Bacharelado em Teologia pela Academia Cristiana La Voz de Los Andes, Isaac Martins iniciou sua vida ministerial aos 20 anos de idade e aos 22 foi apresentado como diácono da Assembleia de Deus. Dedicado à fé evangélica no estado, foi consagrado ao presbitério em 1948; no ano de 1951, foi consagrado como Evangelista da Igreja, tendo se tornado um dos grandes pioneiros evangélicos no sertão nordestino.

Fundou as primeiras Assembleias de Deus nos municípios de Petrolina, Araripina, Cabrobó e Salgueiro, o que lhe rendeu o título de “o Apóstolo de Pernambuco”. Em 1969, foi ordenado pastor, sendo em seguida empossado como pastor em Abreu e Lima. O homenageado escreveu os seguintes livros: “A História das Assembleias de Deus em Pernambuco (Jubileu de Ouro - 1918 a 1968)” e o ”Manual do Professor de Crianças”.

Na liderança da Igreja em Abreu e Lima por 35 anos, o Pastor Isaac Martins Rodrigues abriu mais de 550 congregações em todo o estado e formou 98 pastores; seu “rebanho” chegou a 130.000 pessoas. Sua influência era muito forte não apenas na região Nordeste, mas em todo o país, sobretudo no âmbito da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), da qual foi membro da Mesa Diretora por diversos períodos.

É de se destacar ainda seu trabalho social no município de Abreu e Lima, com ações como a distribuição de alimentos para famílias cadastradas e a inauguração do primeiro orfanato e abrigo de idosos evangélico do Nordeste, com a oferta de assistência médica, psicológica e espiritual. Na área da educação, fundou, em 1975, a Escola das Assembleias de Deus, que posteriormente veio a se chamar Educandário Evangélico Neusa Rodrigues, em homenagem a sua primeira esposa.

Por fim, registra-se que, na entrada do município de Abreu e Lima, foi construída uma praça com uma estátua do Pastor Isaac, em frente ao atual Templo Sede da Assembleia de Deus.

O Pastor Isaac Martins Rodrigues faleceu no dia 29 de maio de 2008, aos 82 anos de idade. A inclusão do seu nome no Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco consagra e eterniza o seu legado, com destaque para as ações sociais e de evangelização da população.

Considerando o exposto, esta relatoria opina pela aprovação do Projeto de Resolução nº 1685/2024.

3. Conclusão da Comissão

Com base no parecer fundamentado do relator, este Colegiado considera que o Projeto de Resolução nº 1685/2024, de autoria do Deputado Mário Ricardo, está em condições de ser aprovado.

Histórico

[03/04/2024 13:12:49] ENVIADA P/ SGMD
[03/04/2024 17:16:03] ENVIADO PARA COMUNICA��O
[03/04/2024 17:16:08] ENVIADO P/ PUBLICAÇÃO
[04/04/2024 03:25:24] PUBLICADO





Informações Complementares






Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.