
Parecer 2921/2024
Texto Completo
AO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1567/2024
Origem: Poder Legislativo
Autoria: Deputado Rodrigo Farias
Parecer ao Projeto de Resolução Nº 1567/2024, que concede o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana a Mariana Vargas Cunha de Oliveira Lima. Atendidos os preceitos legais e regimentais. No mérito, pela aprovação.
1. Relatório
Submete-se ao exame desta Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular o Projeto de Resolução No 1567/2024, de autoria do deputado Rodrigo Farias.
A proposição tem o objetivo de conceder o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana à Mariana Vargas Cunha de Oliveira Lima.
Cumpre a esta Comissão analisar o mérito da iniciativa, uma vez que a proposição foi apreciada inicialmente pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, sendo aprovada quanto ao preenchimento dos critérios para a concessão do referido título.
2. Parecer do Relator
A proposição em análise visa conceder o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana a Mariana Vargas Cunha de Oliveira Lima, nos termos da Resolução nº 1.892, de 18 de janeiro de 2023, que disciplina os prêmios, medalhas, títulos honoríficos e demais honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.
A finalidade do Título Honorífico, de acordo com o art. 4º da Resolução supracitada, é “reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas que, em qualquer área de atuação, desenvolvam ou desenvolveram atividades em prol do Estado de Pernambuco”.
Mariana Vargas, juíza de direito, se tornou a primeira Desembargadora Eleitoral, no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, proveniente da magistratura estadual de primeira instância.
A homenageada nasceu em São Paulo e com apenas dois anos de idade fixou residência em Recife. Mariana Vargas se graduou em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco no ano de 1996. Entre os anos de 1996 a 2003, exerceu o cargo de Técnico Judiciário do TRE-PE.
No ano de 2003, a homenageada ingressou na magistratura estadual do Estado de Pernambuco, atuando de forma destacada nas comarcas de Lagoa Itaenga, Feira Nova e Carpina.
Entre 2011 e 2016, a homenageada atuou como Juíza Substituta de alguns Desembargadores do Tribunal de Justiça. Mariana Vargas é uma referência profissional do Judiciário pernambucano, tendo recebido premiações e participado de importantes colegiados como a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, o Comitê de Prestação de Informação ao Cidadão do Poder Judiciário de Pernambuco, dentre outros.
Diante do exposto, observa-se que a homenageada possui uma trajetória profissional de excelência, sendo importante referência jurídica no Estado de Pernambuco. Dessa forma, a proposição garante reconhecimento público às suas realizações individuais para o fortalecimento do Poder Judiciário no Estado de Pernambuco.
Assim, tendo em vista os fundamentos apresentados, esta relatoria opina pela aprovação do Projeto de Resolução Nº 1567/2024.
3. Conclusão da Comissão
Com base no parecer fundamentado do relator, este Colegiado considera que o Projeto de Resolução Nº 1567/2024, de autoria do deputado Rodrigo Farias, está em condições de ser aprovado.
Histórico