
Parecer 655/2019
Texto Completo
Vem a esta Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, para a análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº. 307/2019, de autoria do Deputado Wanderson Florencio.
O Projeto de Resolução, em análise, concede o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano a Heitor Bezerra de Brito.
Essa proposição está em consonância com o art. 271 e seguintes do Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
A proposição visa conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano a Heitor Bezerra de Brito, nascido no Crato, Ceará.
De acordo com a justificativa do Projeto de Resolução, Heitor Bezerra de Brito nasceu na cidade de Crato, no estado do Ceará, no dia 26 de abril de 1950. Filho de José Figueiredo de Brito e Rosa Bezerra de Brito.
Desde o seu nascimento até 1968 conviveu com os seus pais na cidade natal onde concluiu os seus estudos primários e secundários. Em agosto do mesmo ano se transferiu para a capital pernambucana com a finalidade de se preparar para o ingresso na universidade e no campo do trabalho. Após se submeter aos critérios de recrutamento e seleção da CHESF, foi classificado nesta companhia na área burocrática em setembro de 1969.
Em 1972 ingressou na Universidade Federal de Pernambuco no curso de geologia concluindo-o em 1976. No ano de 1979 cursou na Universidade de Pernambuco – UPE, no curso de engenharia civil, concluindo em 1981. Tem os cursos de sismicidade induzida, construção de barragens de terra e enrocamento e de controladoria.
Conseguiu conciliar o emprego na CHESF e os dois cursos, sendo absolvido como geólogo e depois engenheiro civil com as conclusões dos cursos, quando então exerceu as funções e cargos de lideranças por interrupto trinta anos. Aposentou- se e empreendeu na área de obras e serviços, fundando a Empresa SOLL – Serviços, Obras e Locações LTDA., onde hoje exerce o cargo de presidente.
Exerce o cargo de presidente do grupo HBB, que inclui as empresas SOLL, Ceça Metralha e a Inteligência Segurança Privada, empregando atualmente cerca de 5 mil funcionários.
No campo da literatura, foi influenciado, desde sua infância pelo convívio do pai que era jornalista, cronista e escritor. Participou de mais de vinte antologias, escreveu os livros “José de Figueiredo Brito - Luta e trajetória”, em parceria com a escritora Telma de Figueiredo Brilhante: “Eu, Horácio e outros contos”, crônicas para o periódico do Rotary Club de Casa Amarela, onde é sócio e membro do conselho fiscal.
Participa do grupo de Estudos Literários Dom Graciliano, é sócio da União Brasileira de Escritores – UBE, Fundador e primeiro vice-presidente da Associação Brasileira de Engenheiro Escritores – ABRAEE, membro efetivo da Academia Recifense de Letras – ARL, ocupando a cadeira de nº 32 e do Instituto Cultural do Cariri – ICC, ocupando a cadeira nº 11 e correspondente da revista A Província do Crato/Ceará.
Por todo o exposto, opino pela aprovação do presente Projeto de Resolução.
Diante das considerações do relator, a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular opina pela aprovação do Projeto de Resolução nº. 307/2019, de autoria do Deputado Wanderson Florencio.
Histórico