
Indicação No 1201/2023
Texto Completo
Indicamos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja feito um apelo a Excelentíssima Sra. Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, ao Exmo. Sr. Secretário de Recursos Hídricos e de Saneamento, José Almir Cirilo, e ao Ilmo. Sr. Presidente da COMPESA, Romildo Bezerra Porto, no sentido de resolver o abastecimento de água nos municípios de Moreno, Calumbi, Chã Grande e Jaboatão dos Guararapes, especialmente, no bairro de Vista Alegre.
Justificativa
A distribuição da água em Pernambuco ocorre de maneira irregular, pois há localidades pouco povoadas e com muitas reservas e outras com uma relação inversa.
Em estudos realizados, o estado de Pernambuco tem a menor disponibilidade hídrica do país com metade da água tratada desperdiçada na rede de distribuição, porém enfrenta graves problemas de abastecimento de água, em especial, nos municípios de Moreno, Calumbi, Chã Grande e Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Vista Alegre.
Nesse sentido, se faz necessário a realização de estudos para implantação de um sistema de abastecimento de água composto de obras, equipamentos e serviços, com o fito de levar água potável para uso doméstico e industrial, entre outros, visando potencializar os aspectos sanitário, social e econômicos, proporcionando conforto, bem-estar e segurança, aumentando a expectativa de vida da população pernambucana.
Ademais, em locais onde não existem sistema de abastecimento de água pública, a obtenção da água pode ser feita via poço artesiano, o que ainda não permitirá resolver em definitivo o problema da falta d’água.
Desta feita, faz-se um apelo a Vossas Excelências a fim de realizar os estudos necessários para implantação do sistema de abastecimento d’água nos municípios de Moreno, Calumbi, Chã Grande e Jaboatão dos Guararapes, garantindo água para população.
Por essa razão solicito aos meus Ilustres Pares a aprovação desta Indicação.
Histórico
Nino de Enoque
Deputado
Informações Complementares
Status | |
---|---|
Situação do Trâmite: | ENVIADO_PARA_COMUNICACAO |
Localização: | SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD) |
Tramitação | |||
---|---|---|---|
1ª Publicação: | 04/04/2023 | D.P.L.: | 39 |
1ª Inserção na O.D.: |