
Parecer 550/2019
Texto Completo
Projeto de Resolução nº 307/2019
Autor: Deputado Wanderson Florêncio
Proposição Que Visa ConcedeR o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Empresário Heitor Bezerra de Brito. INTELIGÊNCIA DOS ARTS. 199, X E 271 A 275 DO REGIMENTO INTERNO DESTE PODER LEGISLATIVO. ATENDIDOS OS PRESSUPOSTOS CONSTITUCIONAIS, LEGAIS E REGIMENTAIS. PELA APROVAÇÃO.
1. Relatório
Vem a esta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 307/2019, de autoria do Deputado Wanderson Florêncio, que visa conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Empresário Heitor Bezerra de Brito.
2. Parecer do Relator
A presente proposição vem arrimada no art. 199, X, do Regimento Interno deste Poder Legislativo.
Consoante justificativa apresentada, in verbis:
Heitor Bezerra de Brito, nasceu na cidade de Crato, no estado do Ceará, no dia 26 de abril de 1950. Filho de José Figueiredo de Brito e Rosa Bezerra de Brito.
Desde o seu nascimento até 1968 conviveu com os seus pais na cidade natal onde concluiu os seus estudos primários e secundários. Em agosto do mesmo ano se transferiu para a capital pernambucana com a finalidade de se preparar para o ingresso na universidade e no campo do trabalho. Após se submeter aos critérios de recrutamento e seleção da CHESF, foi classificado nesta companhia na área burocrática em setembro de 1969.
Em 1972 ingressou na Universidade Federal de Pernambuco no curso de geologia concluindo-o em 1976. No ano de 1979 cursou na Universidade de Pernambuco – UPE, no curso de engenharia civil, concluindo em 1981. Tem os cursos de sismicidade induzida, construção de barragens de terra e enrocamento e de controladoria.
Conseguiu conciliar o emprego na CHESF e os dois cursos, sendo absolvido como geólogo e depois engenheiro civil com as conclusões dos cursos, quando então exerceu as funções e cargos de lideranças por interrupto trinta anos. Aposentou- se e empreendeu na área de obras e serviços, fundando a Empresa SOLL – Serviços, Obras e Locações LTDA., onde hoje exerce o cargo de presidente.
Exerce o cargo de presidente do grupo HBB, que inclui as empresas SOLL, Ceça Metralha e a Inteligência Segurança Privada, empregando atualmente cerca de 5 mil funcionários.
No campo da literatura, foi influenciado, desde sua infância pelo convívio do pai que era jornalista, cronista e escritor. Participou de mais de vinte antologias, escreveu os livros “José de Figueiredo Brito - Luta e trajetória”, em parceria com a escritora Telma de Figueiredo Brilhante: “Eu, Horácio e outros contos”, crônicas para o periódico do Rotary Club de Casa Amarela, onde é sócio e membro do conselho fiscal.
Participa do grupo de Estudos Literários Dom Graciliano, é sócio da União Brasileira de Escritores – UBE, Fundador e primeiro vice-presidente da Associação Brasileira de Engenheiro Escritores – ABRAEE, membro efetivo da Academia Recifense de Letras – ARL, ocupando a cadeira de nº 32 e do Instituto Cultural do Cariri – ICC, ocupando a cadeira nº 11 e correspondente da revista A Província do Crato/Ceará.
Desta forma, é mais do que justo que seja concedido o Título de Cidadão Pernambucano, tornando oficial a nova cidadania do empresário e pernambucano de coração que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do Estado.
.
Destarte, após detida análise, observa-se que a proposição cumpre todos os requisitos dispostos nos arts. 271 a 275 do Regimento Interno desta Casa.
Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça seja pela aprovação do Projeto de Resolução nº 307/2019, de autoria do Deputado Wanderson Florêncio.
3. Conclusão da Comissão
Ante o exposto, tendo em vista as considerações expendidas pelo relator, opinamos pela aprovação do Projeto de Resolução nº 307/2019, de autoria do Deputado Wanderson Florêncio.
Histórico