
Parecer 357/2019
Texto Completo
PARECER
Projeto de Resolução nº 79/2019
Autor: Deputado Eriberto Medeiros
Ementa: PROPOSIÇÃO QUE VISA Conceder o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana à Cantora AlcionE. INTELIGÊNCIA DOS ARTS. 199, X E 271 A 275 DO REGIMENTO INTERNO DESTE PODER LEGISLATIVO. ATENDIDOS OS PRESSUPOSTOS CONSTITUCIONAIS, LEGAIS E REGIMENTAIS. PELA APROVAÇÃO.
- Relatório
Vem a esta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 79/2019, de autoria do Deputado Eriberto Medeiros, visa conceder o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana à Cantora Alcione.
- Parecer do Relator
A presente proposição vem arrimada no art. 199, X, do Regimento Interno deste Poder Legislativo.
Incialmente, é mister destacar que a homenageada é uma ilustre artista cuja obra possui expressão nacional.
O Projeto apresenta a seguinte justificativa, in verbis:
A cantora Alcione Dias Nazareth, também conhecida como Marrom, nasceu em São Luís do Maranhão, é a quarta filha de nove irmãos e, graças ao pai policial e integrante da banda da corporação, foi inserida no meio musical, realizando sua primeira apresentação aos 12 (doze) anos de idade.
Formou-se como professora primária na sua cidade natal, lecionando por apenas dois anos, quando foi demitida por ensinar seus alunos a tocar trompete, instrumento que aprendeu a tocar com seu pai desde pequena. Posteriormente, continuou a dedicar-se à música, mas agora de forma mais intensa e exclusiva. Com o intuito de alcançar melhores oportunidades, mudou-se para o Rio de Janeiro.
Atualmente já conta com mais de 45 anos de carreira na música, sendo considerada a “Rainha do Samba”, tendo se apresentado nos principais palcos do Brasil e até mesmo do mundo. Já gravou 3 compactos, 21 LPs, 9 DVDs, ganhando por alguns desses trabalhos 26 Discos de Ouro, 7 de Discos de Platina (2 de Platina Duplo), 3 DVDs de Ouro e 1 DVD de Platina. Além disso, conta com mais de 350 troféus referentes a importantes títulos que recebeu como reconhecimento do seu distinto trabalho. Foi condecorada várias vezes, por exemplo, com o Prêmio da Música Brasileira e agraciada com o Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba, além do Prêmio de Melhor Cantora Popular.
Alcione constitui hoje, sem dúvidas, uma das maiores artistas da música brasileira. Dona de um prestígio e de uma empatia popular sem tamanho, é admirada e aplaudida por onde passa. Dentre os seus hits mais famosos pode-se citar: “Não deixe o samba morrer”, “Sufoco”, “Gostoso Veneno”, “Menino sem Juízo”, “Você me Vira a Cabeça”, “Meu Ébano”, entre tantos outros.
Amada pelo público, de todas as faixas etárias, classes sociais e intelectuais, Alcione é um modelo de artista completa que detém uma conexão com o povo diferenciada. Além disso, se preocupa com o bem estar social dos menos favorecidos, estando sempre engajada em projetos beneficentes, com o único objetivo de ajudar quem precisa.
Sua relação e apreço pelo Estado de Pernambuco podem ser facilmente percebidos pela quantidade de vezes que visita a terra e pelo carinho que demonstra em cada apresentação que faz, trazendo sempre grandes contribuições para o turismo cultural do Estado. Em 2018, por exemplo, quando veio com a sua turnê para o Recife, foi questionada do porquê de vir tanto a Pernambuco e respondeu categoricamente: “Já me perguntaram se eu tinha algum caso aqui no Recife, mas a verdade é que eu venho muito aqui porque o povo me quer. Me sinto bem.”
Pelo exposto, em face de todo o carinho demonstrado por este Estado e pela contribuição cultural que traz a esta terra, a Cantora Alcione faz jus a receber dessa Casa o Título de Cidadã Pernambucana.
Considerando o legítimo interesse é que pedimos aos nobres colegas Parlamentares a aprovação deste Projeto de Resolução.
Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça seja pela aprovação do Projeto de Resolução nº 79/2019, de autoria do Deputado Eriberto Medeiros.
3. Conclusão da Comissão
Ante o exposto, tendo em vista as considerações expendidas pelo relator, opinamos pela aprovação do Projeto de Resolução nº 79/2019, de autoria do Deputado Eriberto Medeiros.
Histórico