
Requerimento 3755/2025
Texto Completo
Requeiro à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja enviado um Voto de Aplausos a Alzyr Brasileiro, presidente do CORES – Movimento de Defesa da Cidadania e do Orgulho LGBTQIAPN+, por sua atuação comprometida e transformadora em prol da população LGBTQIAPN+ no estado de Pernambuco.
Justificativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco manifesta, por meio deste voto de aplauso, o mais profundo reconhecimento ao trabalho incansável e transformador realizado pela CORES, sediado na cidade de
Fundada em 2019, a CORES – Movimento de Defesa da Cidadania e do Orgulho LGBTQIAPN+s urgiu como resposta à urgência de afirmar, proteger e celebrar os direitos da população LGBTQIAPN+ em Petrolina, no Sertão do São Francisco, uma região marcada por desigualdades históricas e ausência de políticas públicas.
O movimento criou, em 2020, a Casa Cores — a primeira casa de acolhimento do Estado voltada à população LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade, rompimento de vínculos familiares ou vítimas de violência. Este espaço tornou-se um verdadeiro lar de dignidade, cuidado e recomeço. Seu modelo inovador de gestão e acolhimento foi apresentado na Human Rights Conference, em Washington (EUA), e inspira políticas semelhantes em diversas cidades do Brasil, como Salvador, Palmares e João Pessoa.
Mais do que uma organização da sociedade civil, a CORES se consolidou como uma verdadeira política pública independente, sustentada pela solidariedade, doações e pela força de uma rede de voluntários. O movimento já promoveu a inserção de mais de 180 pessoas LGBTQIAPN+ no mercado formal de trabalho, ampliando a autonomia e a dignidade dessa população. Na área da saúde, oferece atendimento psicológico especializado e mantém um Ambulatório Trans, com escuta qualificada e acompanhamento hormonal contínuo.
Reconhecida como Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura e como Ponto Digital pelo Ministério das Comunicações, a CORES também atua com protagonismo no campo da cultura e da inclusão digital. Suas iniciativas, como o projeto Segundança, o curso Transcender na Sena, a Cozinha Solidária e o cineclube Cine Cores, são exemplos de como arte, alimento e afeto podem transformar realidades e afirmar a cidadania plena.
Fazendo parte do Programa Federal Acolher Mais, da Secretaria Nacional LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a CORES reafirma diariamente seu compromisso com o cuidado, a vida e a liberdade de ser. Sob a liderança de Alzyr Brasileiro (presidenta), Jorge Lourenzo (vice-presidente), Roberta Costa (tesoureira), Ivan Lima (secretário) e Ana Vera Araújo (conselheira fiscal), a CORES é fruto da luta coletiva de militantes, artistas, educadores e cidadãos que constroem um Sertão mais justo, diverso e colorido.
Por sua atuação ética, corajosa e inovadora, esta Casa Legislativa aplaude e se irmana à CORES, celebrando sua resistência, sua existência e sua missão de colorir Petrolina com dignidade e revolução.
Ante exposto, solicito aos ilustres pares a aprovação deste requerimento.
Histórico
Rosa Amorim
Deputada
Informações Complementares
Status | |
---|---|
Situação do Trâmite: | PUBLICADO |
Localização: | SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD) |
Tramitação | |||
---|---|---|---|
1ª Publicação: | 18/06/2025 | D.P.L.: | 32 |
1ª Inserção na O.D.: |