Brasão da Alepe

Requerimento 3071/2025

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja realizada uma Reunião Solene no dia 8 de abril do presente ano, em memória a Lembrança do Holocausto.

Autor: Antonio Coelho

Justificativa

     Embora seja anualmente celebrado no dia 27 de janeiro, como Data Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que fora implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU, em 1º de novembro de 2005, como o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto é comemorado no dia 16 de abril. Essa data foi escolhida em homenagem ao diplomata brasileiro Luiz Martins de Souza Dantas, que salvou diversas vidas e famílias, até então ameaçadas pelos nazistas e morreu em 16 de abril de 1954. O propósito deste dia é lembrar para não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis e respetivos colaboracionistas. Este horrendo fato constitui um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória. E, por outro lado, reforçar através de todos os meios, a lembrança para que não se repita. 

     A lembrança, embora doída e amarga, possibilita educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo.  A memória do Holocausto é uma forma de reforçar o direito a dignidade e aos direitos humanos de uma sociedade, sobretudo nessas últimas décadas, desde o fim da Segunda Guerra Mundial e do mais horrendo crime de guerra: o genocídio. Essa manifestação cruel de poder, mostrou o que acontece quando o ódio, a desumanização e a apatia vencem, dizimando milhares de famílias, que de forma dolorosa, fazem da recordação, um baluarte contra a degradação da humanidade e um apelo claro à ação coletiva para garantir o respeito pela dignidade e pelos direitos humanos, para o simples ato de poderem existir, bem como pelo direito internacional de proteção.

     Celebrar de forma solene em 08 de abril de 2025 a Lembrança do Holocausto neste Poder Legislativo Pernambucano, é reforçar os mais importantes pilares da sociedade humana: A Liberdade, o Direito de Existir e a Paz como soberania da humanidade. E Pernambuco, unidade da federação das mais aguerridas em defesa da humanidade, não pensa diferente e luta, por toda história, pela inclusão, pela liberdade, pela igualdade e pela fraternidade humana.

     Solicito aos Nobres Pares deste Parlamento, o apoio na aprovação deste Requerimento.

Histórico

Antonio Coelho
Deputado


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 21/02/2025 D.P.L.: 10
1ª Inserção na O.D.: