Brasão da Alepe

Requerimento 2434/2024

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja adiada a Sessão Solene no dia 10 de setembro de 2024, para o dia 26 de setembro, em alusão aos 75 anos da Fundação Joaquim Nabuco.

Autor: Waldemar Borges

Justificativa

     A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) celebra seus 75 anos em 2024, vinculada ao Ministério da Educação, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) foi criada em 1949 por iniciativa legislativa do deputado constituinte, antropólogo e sociólogo Gilberto Freyre, tendo como patrono o abolicionista Joaquim Nabuco. A Fundaj tem por finalidade promover estudos e pesquisas no campo das ciências sociais nas Regiões Norte e Nordeste do País.

     A Fundação Joaquim Nabuco, pelo seu potencial, tem contribuído historicamente para a construção do conhecimento científico, difusão cultural e formação. Com sua equipe qualificada e infraestrutura diversificada, poderá atuar ativamente, em diversas dimensões estratégicas,  para uma sociedade democrática, justa, igualitária e inclusiva, no respeito à sociobiodiversidade.

     Sediada no estado de Pernambuco e com atuação nas regiões Norte e Nordeste, a Fundaj é uma instituição de pesquisa, educação, cultura e preservação da memória. Tem como valores o compromisso com as questões sociais, diversidade cultural, interdisciplinaridade, democratização do conhecimento e autonomia intelectual. 

     A estrutura física da Fundaj reúne três campi (Gilberto Freyre, em Casa Forte; Anísio Teixeira, em Apipucos; Ulysses Pernambucano, no Derby), o Edifício Dolores Salgado, em Apipucos, e o Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho. 

     “Nessas sete décadas, várias gerações impulsionaram a Fundação para seu reconhecimento como uma instituição que tem contribuído historicamente para a construção do conhecimento científico, para a difusão cultural e a formação. A Fundaj tem atuado para que a sociedade seja democrática, justa, igualitária, inclusiva e que respeite a biodiversidade. Isso sintetiza os compromissos dessa instituição. Quando falamos da democratização da sociedade, falamos da Fundaj. Os estudos produzidos e suas vivências são de imensa importância. Precisamos cada vez mais lutar pela preservação da memória deste país e entendo que a Fundaj tem um papel significativo na produção de conhecimento diretamente relacionada a problemas fundamentais do Brasil. Nesse sentido, é necessário que se tenham todas as condições para levar adiante essa luta”, destacou Márcia Angela Aguiar, presidenta da Instituição. 

     A Fundaj comemora seus 75 anos de história, reafirmando o compromisso com a democracia e com o desenvolvimento social.

     Perante o exposto, solicito aos meus pares a aprovação desta Reunião Solene.

Histórico

Waldemar Borges
Deputado


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: SITUACAO_REPUBLICADO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 29/08/2024 D.P.L.: 6
1ª Inserção na O.D.: