Brasão da Alepe

Requerimento 2417/2024

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja registrado  VOTO DE APLAUSO  aos alunos,  Pedro Guerra e Vivian Azevedo, do 2º ano do Ensino Médio, e Júlia Graziela e Leila Santos, do 3° ano do Ensino Médio, pelos dois projetos cientifícos ganhadores da medalha de bronze na Genius Olympiad, em Nova York, do Colégio Militar do Recife.

Autor: Renato Antunes

Justificativa

Os alunos do Colégio Militar do Recife, Pedro Guerra e Vivian Azevedo, do 2º ano do Ensino Médio, e Júlia Graziela e Leila Santos, do 3° ano do Ensino Médio, conquistaram medalhas de bronze na prestigiada Genius Olympiad em Nova York. Os jovens cientistas apresentaram soluções inovadoras para problemas ambientais, destacando-se entre centenas de competidores de todo o mundo.

Os projetos premiados na categoria Science Award foram:
     - Membranas decoradas com estruturas de metal-orgânico 3D automontáveis: do design à purificação seletiva de corpos d’água; e
     - Membranas feitas com escamas de pirarucu para adsorção de metais pesados da água.

O primeiro projeto, apelidado de MeMo3D, foi desenvolvido pelos alunos Pedro Guerra e Vivian Azevedo, do 2° ano do Ensino Médio. A iniciativa se propõe a resolver o problema da contaminação de rios e cursos d’água em centros urbanos por meio de uma solução sustentável.

O segundo projeto propõe uma solução para a contaminação dos recursos hídricos por metais pesados. O projeto foi desenvolvido pelas alunas Júlia Graziela e Leila Santos, do 3° ano do Ensino Médio. 

Os dois projetos  foram premiados com medalha de Bronze entre 1065 projetos de 67 países, que participaram do evento.

As pesquisas apresentadas pelo Colégio Militar de Recife receberam apoio do laboratório BSTR do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco.

A inspiração para o projeto surgiu a partir do estudo da contaminação de rios da Amazônia por mercúrio proveniente de garimpo ilegal. Cientes da gravidade do problema e de sua presença também em centros urbanos e industriais, as estudantes desenvolveram uma membrana nanoporosa da combinação de redes metalorgânicas e colágeno.

 

Histórico

Renato Antunes
Deputado


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 28/08/2024 D.P.L.: 14
1ª Inserção na O.D.:




Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.