
Requerimento 2353/2024
Texto Completo
Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja enviado um Voto de Aplauso pela composição da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Associação Cultural Japonesa do Recife.
Justificativa
Venho através desta proposição, prestar reconhecimento pela composição da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Associação Cultural Japonesa do Recife.
A nova Diretoria Executiva é composta por: Presidente: Aroldo Kenji Ojima, Vice – Presidente: Daniel Hiroyuki Murata, Primeiro Secretário: Kenichi Iwata Junior, Segundo Secretário: Sérgio Takashi Kameoka, Primeiro Tesoureiro: Rodrigo Jo Komuro, Segundo Tesoureiro: Jean Marcel Gualberto Watanabe, Diretor: Karen Kimi Arata Ramos, Diretor: Eduardo Mitsuaki Nojima, Diretor: Antonio Shojo Sato, Diretor: Paulo Shiosaki, Diretora: Paula Suemy Arruda Michima, Diretor: Ricardo Akira Kameoka, Diretor: Renato Hayashi Correia de Oliveira, Diretor: Tadeu Yoshikazu Moritsuka, Diretora: Valeria Gomes de Barros e Silva.
O novo Conselho Fiscal é composto por: Membro Efetivo: Akira Iyoda, Membro Efetivo: Valter Nilo Kuae, Membro Efetivo: Nelson Mitimasa Jinzenji, Membro Suplente: Carlos Yoshihide Haruta, Membro Suplente: Mamoru Kondo, Membro Suplente: Kenichi Iwata.
Ao longo dessa jornada de existência de mais de 50 anos teve a oportunidade de construir e fazer história no Estado de Pernambuco e nas vidas de muitas famílias, cujo registro foi realizado em pequenos pedaços, na forma de artigos, episódios, recortes aqui e ali em mídias e canais diversos.
O navio Kasato Maru em 1908 transportou o primeiro grupo de imigrantes japoneses, por meio de acordo entre Brasil e Japão, o primeiro grupo oficial de imigrantes japoneses, com 165 famílias, no total 781 pessoas para trabalhar nos cafezais do oeste de São Paulo, saiu de Kobe e terminou, 52 dias depois, no porto de Santos em 18 de junho de 1908.
Localizada no bairro da Várzea, vizinho ao Terminal Integrado de Passageiros - TIP, a Associação Cultural Japonesa do Recife é uma associação fundada em 1972, por imigrantes e descendentes de japoneses residentes em Pernambuco, e é dedicada à prática, divulgação, e ensino da cultura e língua japonesa no Recife.
Graças ao permanente esforço em conjunto, sempre reconhecido por empresas parceiras através de sua receptividade e grande apoio, tem a felicidade de anunciar que atravessam tempos bons e tempos difíceis nessa caminhada de existência e muitas histórias, e agora em 2024 tem o privilégio de completar 52 anos.
E é nesse jubileu de ouro que, mais uma vez, renovam os votos de perseverança mediante os desafios e o compromisso com a missão desafiadora de manter viva a chama da cultura japonesa praticando, transmitindo e divulgando-a. Dirigida por uma diretoria voluntária, a associação mantém as atividades de Gateball, Origami, Temari, Futebol, Kendo, Taiko e aulas de língua japonesa além das festividades que organizam para integração dos associados ou para divulgação externa da cultura e arrecadação de verba para manutenção das instalações.
Venho assim, aos meus ilustres pares, parabenizar a todos que fazem parte da nova composição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Associação Cultural Japonesa do Recife.
Por tudo exposto, peço o apoio dos Nobres Pares, para aprovação deste Requerimento, como forma de reconhecimento.
Histórico
Antônio Moraes
Deputado
Informações Complementares
Status | |
---|---|
Situação do Trâmite: | ENVIADO_PARA_COMUNICACAO |
Localização: | SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD) |
Tramitação | |||
---|---|---|---|
1ª Publicação: | 14/08/2024 | D.P.L.: | 18 |
1ª Inserção na O.D.: |