Brasão da Alepe

Requerimento 2190/2024

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja consignado na Ata dos Trabalhos desta Casa um Voto de Aplauso ao Clube Carnavalesco Cruzeiro do Sul de Paudalho, pela passagem dos seus 72 anos, que ocorreu no dia 17 de março do corrente ano.

Autor: Gustavo Gouveia

Justificativa

Na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco, na cidade de Paudalho, surge, aos 17 dias do mês de março de 1952, a Trocinha Carnavalesca Cruzeiro do Sul, fundada pelos amigos Biu Bento, Biu do Picape, Moisés Enfermeiro, Antônio Bispo (seu Tôta) e Maria Zulmira. As suas atividades ocorriam durante o período de Carnaval em uma pequena casa no Alto Dois Irmãos, na cidade de Paudalho. Seu foco principal era proporcionar momentos festivos através da sua orquestra, formada por instrumentos simples como o harmônico de oito baixos, zabumba, triangulo e o reco-reco.

No ano de 1964, a agremiação passa a ser chamada de Bloco Carnavalesco Cruzeiro do Sul e o seu crescimento a colocou em uma posição de relevância no cenário cultural da cidade.

Em 1970, dado o crescimento da agremiação, foi constituído o Clube Carnavalesco Misto Cruzeiro do Sul. Nessa época, houve a conquista da sua sede própria, localizada na Rua Pedro Bento, n° 278, onde funciona até os dias atuais com a denominação de Clube Carnavalesco Cruzeiro do Sul.

Em 01 de outubro de 1974 a instituição recebe o título de utilidade pública, concedido pela Câmara de Vereadores do Município de Paudalho.

O Clube Carnavalesco Cruzeiro do Sul é uma instituição que faz parte da história do Carnaval, desempenhando um papel relevante na promoção da cultura local e na manutenção das tradições carnavalescas da cidade de Paudalho e do Estado de Pernambuco.

Durante esses 72 anos de existência, o clube não teria a mesma relevância que possui hoje se não fossem os seus carnavalescos, que fizeram história no clube através de suas luxuosas fantasias. Vale destacar quatro deles: Eduardo Freitas, Everlandio França, Carlos Barbosa e Livia Pachecco.

Ante o exposto, solicito dos meus ilustres Pares a aprovação desta proposição.

 

 

 

 

Histórico

Gustavo Gouveia
Deputado


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 12/06/2024 D.P.L.: 23
1ª Inserção na O.D.:




Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.