
Parecer 9407/2022
Texto Completo
Vem a esta Comissão, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 3372/2022, de autoria do Deputado João Paulo Costa.
Quanto ao aspecto material, o Projeto de Resolução em questão concede o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Ilustríssimo Senhor Hélio Lopes Macêdo.
Em observância ao disposto no art. 275, inciso V do Regimento Interno desta Casa Legislativa, a proposição foi apreciada inicialmente pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, quanto ao preenchimento das condições estabelecidas para a concessão do Título Honorífico de Cidadão Pernambucano, sendo aprovada. Cumpre agora a esta Comissão analisar o mérito da proposta.
A proposição vem arrimada no artigo 19, caput, da Constituição Estadual, bem como no artigo 194, inciso I, do Regimento Interno desta Casa Legislativa.
Compete a esta Comissão, no cumprimento de suas finalidades, emitir parecer sobre a presente proposição, conforme os artigos 93 e 104 do Regimento Interno desta Casa.
Hélio Lopes Macêdo é nascido no município de Patu, no Rio Grande do Norte. Iniciou sua carreira de radialista em 1968, na Rádio Rural, em Mossoró/RN, onde ainda trabalhou na Rádio Tapuyo, até 1969.
Chegou ao Recife no ano de 1970. Por intermédio da Agência Publimalta, trabalhou na Rádio Repórter, recebendo em seguida o convite para trabalhar na Rádio Olinda. A partir daí, iniciou sua trajetória nas mais importantes emissoras de rádio do Estado, tendo atuado na Liberdade Caruaru, Clube (onde trabalha atualmente), Tamandaré, Jornal, Transamérica e Estação Sat.
Ao longo dos seus mais de 54 anos de carreira, Hélio Macêdo fez a cobertura de 52 campeonatos estaduais e de diversos campeonatos nacionais de futebol, das séries A, B, C e D; em relação às coberturas internacionais, atuou, dentre outras competições de destaque, nas Olimpíadas de Seul, na Coreia do Sul, em 1988, e na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. Em 1994, foi premiado com o título de Benemérito da Federação Pernambucana de Futebol.
O Projeto de Resolução em análise tem como objetivo conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano a Hélio Lopes Macêdo, em razão da expressiva trajetória profissional dedicada ao rádio esportivo no estado. Diante do exposto, fica justificada a aprovação da proposição em questão.
Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão seja pela aprovação.
Tendo em vista as considerações do relator, a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular opina pela aprovação do Projeto de Resolução nº 3372/2022, de autoria do Deputado João Paulo Costa.
Histórico