Brasão da Alepe

Requerimento 2059/2024

Texto Completo

Requeiro à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja enviado um Voto de Aplausos ao Povo Xucuru do Ororubá, em nome do Cacique Marcos Luidson de Araújo, pela realização da 24ª Assembleia Xukuru do Ororubá.

Autor: Rosa Amorim

Justificativa

Localizado entre os municípios de Pesqueira e Poção, no agreste pernambucano, o território Xukuru abriga 25 aldeias e aproximadamente 10 mil pessoas que que habita a serra do Ororubá. Seu povo se se autodenominam Xucuru do Ororubá, para distinguir-se do povo Xucuru-Cariri de Alagoas. Registros históricos desde o século XVII documentam a presença do povo Xukuru na região, notadamente através do aldeamento de Nossa Senhora das Montanhas do Ararobá, posteriormente chamado de Vila de Índios de Cimbres.

Entre os dias 17 e 20 de maio, o povo Xukuru das 24 aldeias localizadas na Serra do Ororubá, em Pesqueira (PE), no agreste pernambucano, se reuniram na Aldeia Pedra d'água para homenagear o cacique Xicão, assassinado em 1998, e organizar as lutas cotidianas. Seu sacrifício não foi em vão, pois sua luta pela demarcação dos territórios ecoa até hoje, inspirando seu povo a continuar na luta por justiça e dignidade.

Desde sua primeira edição, a Assembleia é um símbolo de resistência e reivindicação, onde os indígenas marcham até o local onde o cacique foi morto, passando pelo centro de Pesqueira, demonstrando que a luta continua, firme e fortalecida.

A 24ª Assembleia Xukuru do Ororubá, com o tema "Limolaygo Toype: Mandaru Cultivando as Raízes, Preparando as Novas Gerações e Lutando Contra a Criminalização", é o resultado de um processo histórico-cultural pela luta e reconquista do território sagrado, e das recorrentes tentativas de criminalização enfrentadas pelo povo Xukuru, tanto no passado quanto no presente.

Este encontro, que reunirá não só os indígenas Xukuru do Ororubá, mas também povos originários de Pernambuco, do Nordeste e de outras regiões do Brasil, assim como instituições e organizações parceiras, será um momento de reflexão, discussão e traçar de caminhos em busca de justiça e fortalecimento da cultura e dos direitos indígenas.

Portanto, enviamos nossos Votos de Aplausos ao povo Xucuru do Ororubá, nome do Cacique Marcos Luidson de Araújo por sua dedicação, coragem e perseverança na luta por direitos e justiça.

“E diga ao povo que avance: Avançaremos!”

Ante exposto, solicito aos ilustres pares a aprovação deste requerimento.

Histórico

Rosa Amorim
Deputada


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: PUBLICADO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 21/05/2024 D.P.L.: 11
1ª Inserção na O.D.: