Brasão da Alepe

Requerimento 1600/2024

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que sejaconsignado na Ata dos trabalhos desta Casa, no dia de hoje, um Voto de Aplauso ao Multiartista Antônio Carlos Nóbrega de Almeida - Antônio Nóbrega, por homenagem conferida pela Escola de Samba do Rio de Janeiro, Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra.

Autor: Diogo Moraes

Justificativa

Antônio Carlos Nóbrega de Almeida, popularmente conhecido como Antônio Nóbrega, detém imagem indissociável à cultura pernambucana, tendo sido um dos principais integrantes do Movimento Armorial que foi um movimento cujo objetivo era criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro. Para tanto, buscava convergir e orientar todas as formas de expressões, tais como, música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura etc. Um dos idealizadores e principal nome do movimento foi o escritor Ariano Suassuna.

Antônio Nóbrega é um artista multifacetado, cuja dimensão abarca o canto, a dança, o virtuosismo nos mais diversos instrumentos muticais, além de ser um dos principal difusores da cultura popular no país, tendo sido idealizador e fundador, junto com sua esposa Roseane Almeida, um instituto que visa justamente o fomento da formação artística e pedagógica relacionada a diversos elementos da cultura popular brasileira.

Este ano, a cultura popular terá um palco na principal passarela carnavalesca do país. A Escola de Samba do Rio de Janeiro, Unidos do Porto da Pedra, homenageará o Lunário Perpétuo, um livreto de 1594 do astrônomo e naturalista espanhol Jerónimo Cortés. Este artefato único ganhou notoriedade no velho mundo servindo como conselheiro e orientador de homens e mulheres de forma esotérica, cultural e social.

Com os anos o lunário compilou outros saberes, viajou o mundo, foi proibido e se refez. Aqui no Brasil desembarcou no século XVIII com tradução de Antônio da Silva de Brito, e tempos depois, lá pelas bandas do sertão, se tornou objeto precioso. Câmara Cascudo (2001. p. 534) bem disse que ele “foi durante dois séculos o livro mais lido nos sertões do nordeste, informador de ciências complicadas [...]. Não existia autoridade maior [...]”.

Neste contexto, a agremiação leverá à passarela da Marquês de Sapucaí, O Lunário Perpétuo de Um Brincante,  que, segundo a própria agremiação, "onde desfilam os sonhos do povo, virão os versadores, cordelistas e repentistas herdeiros de Louro do Pajeú. Junta toda essa gente, de São Gonçalo e do nordeste, no coração festivo do Rio de Janeiro para celebrar os devaneios de Antônio Nóbrega!"

O brincante recifense, plainará na avenida mais famosa do carnaval brasileiro levando consigo a cultura popular brasileira, a herança armorial de Ariano, a alegria e força do povo nordestino.

Portanto, nada mais justo que esta Casa Legislativa encaminhe Voto de Aplauso pelo significado desta homenagem.

Histórico

Diogo Moraes
Deputado


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 20/02/2024 D.P.L.: 14
1ª Inserção na O.D.: