Alepe Acolhe: oportunidade para jovens em situação de vulnerabilidade
Alepe oferece estágio remunerado a jovens que aguardam processo de adoção
Estágio remunerado para jovens em processo de adoção, com histórico de abandono ou perda do poder familiar por decisão judicial. Esse é o foco do Alepe Acolhe, projeto da Assembleia Legislativa realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) desde 2019.
A iniciativa promove a inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Os jovens de idades entre 15 e 17 anos e seis meses que atuam na Alepe recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600.
Em setembro de 2024, a ação foi formalmente institucionalizada na Casa, com a aprovação da Resolução n° 2021/2024.

OPORTUNIDADE – Lançamento da edição de 2023 do Alepe Acolhe reuniu deputados e servidores. Foto: Roberta Guimarães
O Alepe Acolhe é coordenado pelo Departamento de Projetos Sociais da Assembleia. Desde o início do programa, já foram atendidos 49 adolescentes.
Além do estágio, o programa oferece workshops de empregabilidade e empreendedorismo, para orientar jovens na elaboração de currículos e como se portar em entrevistas profissionais.
Vida que Segue
Ao saírem do projeto Alepe Acolhe, os jovens passam pelo projeto Vida que Segue, também da Assembleia, que faz uma busca ativa para a efetiva colocação no mercado de trabalho ou no apoio a iniciativas de empreendedorismo.
A medida resultou em vagas de emprego para diversos egressos, como menores aprendizes e celetistas.
Prêmios
Desde que foi criado, o Alepe Acolhe recebeu dois importantes reconhecimentos nacionais. Em novembro de 2024, ganhou o 4° Prêmio Prioridade Absoluta, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A premiação nacional é entregue a iniciativas voltadas à promoção, à valorização e ao respeito dos direitos de crianças e jovens. A Alepe foi contemplada no eixo temático Medidas Protetivas, na categoria Legislativo.
Já em 2019, o Alepe Acolhe venceu o Prêmio Assembleia Cidadã, oferecido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na categoria “Melhor Projeto Social”.

RECONHECIMENTO – Programa foi premiado pela Unale em 2020. Foto: Ivaldo Régis/Divulgação
Atualizado em 19/09/2025
Mais Notícias
Ver todas-
Plenário: deputada pede celeridade na votação do projeto que cria cotas em concursos do Estado
-
Assista a íntegra da reunião plenária desta segunda (13)
-
Alepe promove 2ª edição do Juntos nos Cuidamos: Outubro Rosa e Novembro Azul
-
Semana na Alepe: o caso das creches. Atraso do Governo ou das prefeituras?