A parceria entre a Câmara dos Deputados e a Assembleia de Pernambuco para ampliar a Rede Legislativa de Rádio e Televisão passou por mais uma etapa importante: o início das transmissões da TV Câmara e da TV Senado no Recife, em sinal digital aberto. A iniciativa foi celebrada em encontro na Presidência da Alepe, nessa quinta, que contou com a participação do secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, deputado federal Márcio Marinho, do PRB da Bahia. Segundo o parlamentar, esta é a última capital brasileira incluída na expansão do sistema. “Para fazer o cidadão ou a cidadã, que estarão assistindo aos programas nas redes das Câmaras de Vereadores, e da Assembleia, no caso aqui, logo logo estaremos também inaugurando aqui, na Assembleia de Pernambuco, estarão tomando conhecimento dos debates calorosos, isso tem que acontecer, isso faz parte da democracia, dentro dos plenários.”
Márcio Marinho ressaltou que, no modelo adotado na expansão da rede, o compartilhamento é de custos e responsabilidades, e que sem a parceria do Legislativo pernambucano, de nada adiantaria o esforço da Câmara Federal. O deputado Adalto Santos, do PSB, que representou a Mesa Diretora da Alepe, destacou que a comunicação legislativa atende a uma demanda popular. “Ficam muitas vezes nas ruas nos cobrando, nos lembrando, dando sugestão. Então, nós estamos vivendo a época da comunicação. Quanto mais comunicação, mais informação para o povo, melhor. E com certeza será um grande benefício para o Estado de Pernambuco.”
Segundo a coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e TV, Evelin Maciel, vão ser aproximadamente cinco milhões de pessoas captando o sinal na Região Metropolitana do Recife. “Isso já soma então 55 milhões de pessoas que já têm acesso ao sinal da TV Câmara em sinal aberto e gratuito para toda a população.”
O chefe do Departamento de TV da Alepe, Raero Monteiro, considerou louvável a iniciativa da Câmara dos Deputados, ao oferecer para a sociedade um conteúdo que amplia a consciência política e o conhecimento sobre temas discutidos na esfera pública. “São milhões de pessoas que vão poder acompanhar, em sinal aberto, os debates da Câmara dos Deputados e do Senado, num primeiro momento, e, logo adiante, da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal do Recife. Isso tem como resultado a transparência e a promoção da cidadania.”
A TV Câmara pode ser sintonizada, em sinal digital aberto, pelo canal 28.1. Já o canal 28.3 ficou com a TV Senado. O canal 28.2, reservado para a TV Alepe, está operando em fase experimental desde o início de junho. Na capital pernambucana, o público poderá sintonizar a TV Câmara do Recife pelo canal 28.4.