A Comissão de Agricultura aprovou três propostas que buscam beneficiar diferentes arranjos produtivos de Pernambuco. Uma delas, de autoria do deputado Eriberto Filho, do PSB, cria a Rota Turística da Cachaça. A iniciativa busca incentivar o desenvolvimento da produção local em 14 municípios. Outro projeto, apresentado por Fabrizio Ferraz, do Solidariedade, institui a Rota da Tilápia, com o objetivo de incrementar o turismo e estimular essa cadeia produtiva em 17 cidades.
O Colegiado de Agricultura aprovou, ainda, duas emendas a um projeto que altera a lei estadual que trata do processo de produção artesanal de derivados do leite, com o objetivo de ampliar o leque de produtos incluídos na legislação. A matéria foi proposta pelo deputado Claudiano Martins Filho, do PP. Presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Doriel Barros, do PT, destacou a importância de incentivar o crescimento dos arranjos produtivos do estado.
“A gente sabe que Pernambuco tem um grande potencial na área da agricultura, e é fundamental que a gente possa dar visibilidade e ao mesmo tempo também fortalecer essa cadeia produtiva, porque gera empregos, gera renda e gera muita oportunidade. Então, eu acho que são projetos que têm como objetivo fortalecer a agricultura, e é esse o compromisso desta comissão.”
Os projetos sobre as rotas da Cachaça e da Tilápia também foram aprovados pela Comissão de Administração Pública, que deu aval ainda à criação da Roda da Moda de Pernambuco. De iniciativa do deputado Edson Vieira, do União, a proposta pretende divulgar e consolidar a cadeia produtiva têxtil estabelecida no Agreste. Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Passira e Riacho das Almas estão entre os 13 municípios incluídos na Rota da Moda.