Um relatório com a situação de cerca de 60 promessas de campanha do governador Paulo Câmara foi divulgado na Reunião Plenária dessa quarta, pelo líder da Oposição, deputado Sílvio Costa Filho, do PRB. Ele afirma que o documento mostra diversos projetos que não foram levados adiante. “O que nós temos, efetivamente, é uma avaliação clara que o governador Paulo Câmara chega ao seu trigésimo mês de governo como o pior governador da história de Pernambuco. As principais promessas, que foram apresentadas na campanha de 2014, até agora praticamente nada saiu do papel.”
Entre as metas não alcançadas, o oposicionista destacou a conclusão do complexo prisional de Itaquitinga, o projeto de navegabilidade do rio Capibaribe, na Região Metropolitana do Recife, e a construção de seis UPAs especializadas no interior. Vários parlamentares que fazem oposição ao Governo manifestaram apoio ao balanço, como Teresa Leitão, do PT, Álvaro Porto, do PSD, Júlio Cavalcanti e Augusto César, do PTB, e Socorro Pimentel, do PSL. Edilson Silva, do PSOL, destacou que o documento contribui para fiscalizar o Poder Executivo, que é função dos deputados.
Sílvio Costa Filho também informou que o Secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, entregou o cargo nessa quarta. O atual corregedor-geral da pasta, Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti, assume o comando da Secretaria. Na visão do líder oposicionista, a troca mostra falta de planejamento do Governo. O deputado Waldemar Borges, do PSB, disse que Paulo Câmara tem feito uma boa gestão em meio à crise. “O governador Paulo Câmara, quando assumiu o Governo, não podia imaginar que o desastre da crise nacional era do tamanho que foi. E o povo reconhece no Governo Paulo Câmara a energia, a seriedade, a simplicidade para superar este momento.”
Os deputados aprovaram nessa quarta um projeto de resolução, de autoria da Mesa Diretora, que denomina de “Governador Eduardo Campos” o novo Plenário da Alepe. Teresa Leitão e Edilson Silva se posicionaram contra a iniciativa. Sem deixar de reconhecer a importância do ex-governador, eles defenderam que Pernambuco tem outras figuras históricas que merecem ser homenageadas, como Joaquim Nabuco, que dá nome ao Museu Palácio. O Presidente da Assembleia e autor do projeto, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, justificou a escolha. “Essa homenagem passa muito mais de um ex-deputado estadual que teve uma atuação muito forte nesta Casa. Como esta Casa também já homenageou o ex-deputado e ex-senador Sérgio Guerra, Nilo Coelho… Eduardo merece essa homenagem.”
O Plenário também aprovou, em segunda discussão, dois projetos do Poder Executivo que tratam da educação em Pernambuco. Uma das iniciativas estende ao Ensino Fundamental a possibilidade do estudo em horário integral, como já é feito no Ensino Médio. O outro projeto cria o Programa de Educação Integrada, que estabelece parcerias entre Estado e municípios, para melhorar a qualidade da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A presidente da Comissão de Educação, deputada Teresa Leitão, apresentou emendas que alteravam os projetos, mas as sugestões foram rejeitadas. Ela disse que espera retomar a discussão no segundo semestre.
O balanço semestral da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher foi apresentado pela presidente do colegiado, deputada Simone Santana, do PSB. A socialista destacou os debates realizados sobre violência contra a mulher e empoderamento feminino.
Socorro Pimentel, do PSL, denunciou a substituição feita pelo Ministério da Saúde no medicamento usado para tratar a leucemia. Segundo Pimentel, o remédio utilizado até então era fabricado por laboratórios dos Estados Unidos e da Alemanha desde a década de 1970, mas foi substituído pela Asparaginase, de origem chinesa.
A violência na região do Agreste foi tema de pronunciamento do deputado Álvaro Porto, do PSD. Segundo ele, o Governo do Estado não consegue reprimir a criminalidade, e a população reclama por não notar soluções.
Pastor Cleiton Collins, do PP, enalteceu o encontro com representantes da ONU que apresentaram na Alepe o Relatório Mundial Sobre Drogas 2017. O parlamentar agradeceu aos que compareceram ao debate realizado nesta semana.