O início dessa semana contou com trânsito intenso em horários de pico na região central do Recife. Na avenida Agamenon Magalhães, funcionários do setor de saúde protestam devido aos salários atrasados. Na Reunião Plenária dessa quarta, os parlamentares repercutiram as manifestações. Alberto Feitosa, do Solidariedade, criticou as paralisações do trânsito, que segundo ele, chega a ficar inviável por horas. Para o deputado, a reivindicação de uma só categoria penaliza toda a população, sendo necessária uma intervenção oficial: “É preciso que se tenha, exatamente aí, mediação. Precisamos que os órgãos públicos de segurança adotem, no mínimo, uma providência de negociação, e façam descer ali uma guarnição. É bastante ali uma patrulha do Batalhão de Choque, e negociar com eles”.
O deputado Antônio Moraes, do PP, lembrou de um projeto de lei, de autoria dele, que estabelece regras para a realização de protestos. Teresa Leitão, do PT, reforçou que os manifestantes estão cobrando o pagamento do salário de agosto, e se colocou à disposição para ajudar nas negociações. Alberto Feitosa ainda sugeriu criar uma comissão de parlamentares para tentar resolver o impasse junto aos servidores da saúde e o Governo do Estado.
A apresentação de um projeto de lei, na Câmara Federal, com o objetivo de majorar a pena de crimes cometidos contra seguranças privados foi comemorada por Joel da Harpa, do PP. O deputado reforçou a relevância da medida pois, segundo ele, os ataques a esses profissionais têm crescido no Brasil.
Pernambuco é o estado mais transparente do país. A informação foi levada ao Plenário pelo deputado Isaltino Nascimento, do PSB. De acordo com ele, o estado lidera a Escala Brasil Transparente, desenvolvida pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, com nota 9,4: “Não é apenas dispor de forma passiva dos dados, mas também é provocar a sociedade de modo que o cidadão possa se informar, receber os dados sobre receita, despesa, licitações, contratos, estrutura administrativa, dados sobre servidores públicos, também como é que se desenvolve o acompanhamento em relação às obras públicas”.
A inscrição do nome de Miguel Arraes no livro dos Herois e Heroínas da Pátria foi celebrada por Laura Gomes, do PSB. A parlamentar destacou a trajetória política do socialista, que foi três vezes governador de Pernambuco, prefeito do Recife, deputado estadual e federal.
A Alepe recebeu, na última segunda, a Medalha Desembargador Nildo Nery dos Santos, entregue pela Comissão de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Pernambuco. O registro foi feito pelo presidente da Casa, Eriberto Medeiros, do PP. Ele ainda parabenizou o ex-deputado José Múcio e a ex-deputada Ana Arraes por tomarem posse como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal de Contas da União.
O deputado Odacy Amorim, do PT, repercutiu o mandado de prisão contra um funcionário da escola onde a menina Beatriz Mota, de sete anos, foi assassinada, em Petrolina, Sertão do São Francisco. O rapaz é suspeito de apagar as imagens das câmeras que teriam registrado a morte da garota durante um evento escolar em 2015. O parlamentar afirmou que espera que a medida ajude a esclarecer o crime e punir os culpados: “O que a gente torce e pede a Deus é que, de fato, fique esclarecido: o que aconteceu, o que está por trás disso, quem teve a participação nesse crime – foi só uma pessoa? Teve mais de uma? -, estava direcionado para aquela menina ou seria qualquer criança que fosse apanhada naquele dia?”
O deputado Zé Maurício, do PP, convidou a todos para participar de Reunião Solene, nessa quarta, em comemoração à sanção da lei que institui a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, originada de um projeto de autoria do parlamentar.
O aumento de mais de 350% nos investimentos realizados pelo Banco do Nordeste em Pernambuco motivou homenagem de Antônio Moraes. Para o deputado, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do estado.