Problemas em serviços de atendimento de saúde de Pernambuco foram denunciados pelo deputado Gilmar Júnior, do PV, na reunião plenária da Assembleia Legislativa desta quinta. O parlamentar disse ter recebido imagens de mulheres em macas no chão do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, o Cisam, maternidade que funciona no bairro da Encruzilhada, no Recife. Ele lamentou a situação dos profissionais de saúde que precisam ficar de joelhos para tentar prestar um atendimento de qualidade e frisou a importância da assistência humanizada para a mãe e o bebê.
Gilmar Júnior também denunciou situação de sobrecarga de trabalho e falta de estrutura em unidades do Samu, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, em diversos municípios. Ele cobrou do Governo Estadual e dos gestores das cidades atenção especial ao Samu. O deputado avalia que os profissionais são poucos e estão sobrecarregados, que a frota é insuficiente e as ambulâncias sucateadas. “Saúde é para ser prioridade. Sem a saúde o pedreiro não trabalha, a cozinheira não trabalha, o professor não trabalha. Então a saúde perpassa, absolutamente, por todos os cenários.”
Renato Antunes, do PL, repercutiu a visita do secretário Gilson Monteiro para a audiência pública que discutiu problemas na educação estadual, na última terça. Para o parlamentar, uma das questões mais importantes debatidas foi a climatização das salas de aula. Na avaliação dele, muitas escolas não evoluíram a sua infraestrutura, o que impossibilita a instalação de ar-condicionado. O deputado pontuou que, apesar das dificuldades, o percentual de escolas climatizadas subiu de 23% para mais de 50%.
Sobre a merenda escolar, Antunes enfatizou a importância da produção de alimentos na própria escola e o fim das licitações para a entrega de quentinhas. Já sobre o Programa Ganhe o Mundo, o parlamentar cobrou celeridade no embarque dos alunos para o Canadá e Estados Unidos. “Como eu falo plural, sem partido, sem olhar corrente ideológica, mas entregando educação de qualidade favorecendo sobretudo a comunidade escolar”.
A entrega de mais de 1.100 quilômetros de rodovias estaduais recuperadas pela gestão Raquel Lyra foi abordada por Henrique Queiroz Filho, do PP. Ele enfatizou o anúncio, nessa semana, da recuperação da PE-145, que liga Brejo da Madre de Deus a Jataúba, no Agreste Central, e da PE-160, que liga Pernambuco à Paraíba. O parlamentar também destacou a recuperação em fase final da PE-45, que liga as BRs 101 e 232 e os municípios de Vitória de Santo Antão e Escada, na Mata Sul.
Henrique Queiroz Filho ainda afirmou que o Governo vai dar início às obras do Arco Metropolitano, na Região Metropolitana do Recife. “Mudará completamente os destinos de Pernambuco e alavancará consideravelmente o nosso desenvolvimento econômico, porque tira de dentro da Região Metropolitana um grande caos que é o trânsito da BR-101.”
Rosa Amorim, do PT, presidente da Comissão de Meio Ambiente, usou a tribuna para fazer um apanhado das experiências que observou durante viagem à China no mês passado, em comitiva com outros parlamentares ligados aos movimentos agrícolas. De acordo com a deputada, a iniciativa fortaleceu os laços entre as nações que são comprometidas com a agricultura familiar e mostrou que a cooperação internacional é a chave para enfrentar desafios como as mudanças climáticas e a extrema pobreza no mundo.
“Nós conhecemos a sede da Sinomac, líder mundial em desenvolvimento e fabricação de máquinas agrícolas inteligentes, que tem trabalhado para abrir caminhos para a agricultura familiar mais eficiente, inclusive aqui, na região Nordeste do Brasil, os seus mini-tratores estão em fase, em fase de testes”.
O deputado João Paulo Costa, do PCdoB, informou que nessa quarta foi reconduzido por mais um ano à presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da Unale, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. “A Unale tem o papel de fazer a interlocução entre todos os parlamentos estaduais do Brasil. Vou fazer muitas discussões em outros estados do Brasil, para que a gente possa trazer experiências que deram certo em outros estados, para transformar em projetos de lei, transformar em medidas, em ações, para proteger os direitos dos consumidores.”
Em fevereiro, João Paulo Costa também foi reeleito para comandar o colegiado de Defesa do Consumidor da Alepe.
Depois de uma agenda em Brasília com reuniões com dirigentes do BNDES, João Paulo, do PT, anunciou que vai propor uma audiência pública para ouvir o presidente da instituição, Aloizio Mercadante, sobre o projeto de lei, do qual é relator, que trata do rateio dos recursos dos contratos de concessão dos serviços de água e esgoto. “Todo mundo sabe da minha posição, que eu sou contra qualquer tipo de projeto que estabeleça a privatização ou a concessão dos serviços públicos essenciais à população. E nessa conversa, eu me convenci em função de ser o relator do projeto de lei 2675 de autoria da bancada do PSB. Eu estarei fazendo um convite oficial para uma audiência pública para que a gente possa ouvir o BNDES”.
O deputado também defendeu, na tribuna, a candidatura de Pedro Alcântara para o diretório municipal do PT.