Presidente da Alepe acusa governadora de travar pauta de votações

Em 27/05/2025
-A A+

O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, do PSDB, atribuiu ao Governo do Estado a responsabilidade pelo adiamento das votações na Casa. Durante a reunião plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça, o parlamentar demonstrou preocupação com o atraso para votar a indicação do médico veterinário Moshe Dayan para o cargo de presidente da Adagro, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária. O parlamentar disse que a medida é urgente, diante da disseminação de casos da gripe aviária e lamentou o esvaziamento do Plenário pelos governistas.

A pauta está travada nesta Casa por conta do Governo do Estado, o Governo do Estado que travou aqui a pauta. Então, se as coisas não estão andando, é culpa do Governo do Estado. E com essa evolução da gripe aviária, saibam que o único culpado, se chegar aqui sem ter nomeado o presidente da Adagro, é o Governo do Estado de Pernambuco.”

O deputado Mário Ricardo, do Republicanos, defendeu a aprovação do nome do veterinário Moshe Dayan para o cargo. Ele lamentou que, mais uma vez, a falta de quórum impediu a votação. Por fim, prestou homenagens ao Dia da Indústria, comemorado no último domingo, e reafirmou o compromisso em garantir ações que beneficiem o setor.

João Paulo, do PT, repercutiu a 24ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa, realizada em Córdoba, na Argentina, entre os dias 21 a 23 de maio. No evento, que reuniu mais de 45 países para debater os desafios da democracia, o parlamentar falou sobre os benefícios do Orçamento Participativo. Segundo ele, a iniciativa contribui para distribuir o poder e transformar o povo em sujeito ativo na construção do Estado.

O parlamentar também condenou o que chamou de genocídio em curso contra o povo palestino na Faixa de Gaza e trouxe dados de organismos internacionais mostrando que mais de 35 mil palestinos já foram mortos. 

Débora Almeida, do PSDB, ressaltou a importância do Dia Estadual do Agente de Trânsito, comemorado nesta terça. Ela citou que, apenas em 2024, Pernambuco registrou mais de sete mil internações devido a sinistros no trânsito, o que eleva os custos do SUS. É urgente que avancemos em políticas públicas que garantam condições seguras de trabalho aos agentes de trânsito. É necessário aprimorar a legislação e assegurar respaldo jurídico para que esses profissionais atuem sem medo e com plena capacidade de cumprirem seu papel sem serem tratados como inimigos.”

Waldemar Borges, do PSB, também comemorou a data. Ele frisou a importância do papel dos agentes e defendeu melhores condições de trabalho para a categoria. 

Junior Matuto, do PSB, tratou de possíveis irregularidades na tomada de empréstimos pelo Governo do Estado, em 2023. O parlamentar saiu em defesa dos deputados Waldemar Borges, Coronel Alberto Feitosa, do PL, e Antonio Coelho, do União, que sinalizaram acionar o TCU para apurar o caso. Para Junior Matuto,  o uso da verba deveria ter sido para o bem-estar da população.

O povo pernambucano tem que saber que quando o projeto chegou aqui nesta Casa foi para pedir um empréstimo para melhorar a vida dos pernambucanos, e o que fizeram foi totalmente o contrário. ”

A incorporação da Bandeprev, previdência complementar do extinto Bandepe – Banco do Estado de Pernambuco, pela SantanderPrevi foi criticada por Dani Portela, do PSOL. A deputada ressaltou que a decisão não envolveu os pensionistas, que estão apreensivos. O banco Santander afirma que quer assumir o fundo para administrar os recursos de forma mais moderna. Mas sabemos bem que, muitas vezes, isso pode significar reduzir direitos, dificultar acesso à informação e precarizar a vida daqueles que deveriam ser protegidos.

Abimael Santos, do PL, cobrou à Compesa e ao Poder Executivo investimentos no abastecimento de água do município de Águas Belas, no Agreste Meridional. O deputado destacou que, apesar da chuva forte nos últimos dias, os moradores da cidade não têm água nas torneiras. Ele ainda solicitou a abertura da UPA-E em Goiana, na Mata Norte, e criticou as condições de conservação de equipamentos estaduais em Fernando de Noronha.