Investimentos do Governo do Estado na saúde motivaram o discurso da deputada Socorro Pimentel, do União, na reunião plenária da Assembleia Legislativa, nesta quinta. A parlamentar parabenizou a publicação de processo licitatório para a manutenção de 10 hospitais regionais geridos pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Hemope. Os investimentos vão ser para a requalificação da infraestrutura e no atendimento ao público.
“Uma iniciativa que representa não só um investimento financeiro, mas um investimento em dignidade, um investimento em dignidade no atendimento à saúde pública, principalmente ofertando serviços de qualidade e respeito a quem depende da rede estadual de saúde.”
Pimentel comemorou ainda o início das atividades do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, previstas para esta sexta. Ela citou que a nova unidade contará com 190 leitos, 20 alojamentos na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, além de diversos serviços especializados.
Henrique Queiroz Filho, do PP, também destacou a inauguração do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru. O parlamentar salientou a importância do novo centro de atendimento. “Trará para a população mais conforto, mais celeridade, um equipamento que está à altura da população pernambucana, porque o Governo do Estado e todos nós temos o compromisso de fazer sempre o melhor para todo o nosso povo.”
Outro ponto que Henrique Queiroz Filho ressaltou foi o anúncio de recuperação da BR-232, em parceria com o Governo Federal. O parlamentar ainda comemorou a confirmação do estado como uma das sedes da Copa do Mundo de futebol feminino, em 2027. Ele elogiou a gestão da Arena Pernambuco, equipamento do Estado em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, que vai sediar jogos da competição.
João Paulo Costa, do PCdoB, Mário Ricardo, do Republicanos, e Doriel Barros, do PT, também comemoraram a vinda da Copa do Mundo Feminina para Pernambuco. Costa destacou a importância do evento para o turismo e também para o fortalecimento do futebol feminino no estado. No mesmo tom, Mário Ricardo afirmou que o evento será uma importante oportunidade para Pernambuco receber delegações e pessoas do mundo inteiro e incentivar a geração de empregos e renda para o estado. Já Doriel Barros afirmou que a conquista de sediar a Copa só foi possível devido aos investimentos em infraestrutura feitos durante os mandatos anteriores do presidente Lula, que permitiram que o estado pudesse hospedar jogos como esses.
João Paulo Costa abordou também a situação de rodovias. Ele cobrou da gestão estadual a requalificação da PE-460, que tem 40km de extensão e é o principal acesso para a cidade de Belém de São Francisco, no Sertão de Itaparica. Ele solicitou a inclusão da via no Programa PE na Estrada, e pediu prioridade para o trecho de cinco quilômetros que liga o centro da cidade ao Porto da Barra, no Rio São Francisco.
“É muito importante a requalificação de imediato deste trecho porque permite a trafegabilidade de diversos estudantes que se deslocam diariamente neste trecho. É importante que o Governo, pelo menos, priorize neste momento a requalificação destes cinco quilômetros, que permite que esses estudantes possam trafegar com mais segurança, porque neste trecho, infelizmente, tem acontecido muitos acidentes.”
Mário Ricardo homenageou a instituição Mariápolis Santa Maria, situada em Igarassu, na Região Metropolitana. Fundada em 1965, a instituição é parte do movimento religioso focolares e desenvolve atividades da vida comunitária como a escola Escola Santa Maria e o Centro Mariápolis Santa Maria, destinado a hospedagens e realização de eventos. Para o parlamentar, a instituição realiza um trabalho extraordinário no fomento ao amor e ao respeito.
“Fazemos essa homenagem em nome de todo pernambucano, das pessoas que veem nas ações humanitárias, nos gestos de amor e carinho, uma ação importante para construir uma sociedade justa onde as pessoas se respeitem e possam crescer, não só do ponto de vista econômico mas também socialmente e espiritualmente.”
Doriel Barros voltou à tribuna para cobrar respostas ao deputado Abimael Santos, do PL, sobre as acusações feitas na sessão plenária da última terça, onde responsabilizou o Presidente Lula e o PT pelas recém-descobertas fraudes do INSS. Doriel afirmou que os escândalos envolvendo a instituição vem desde 2019, quando Bolsonaro ainda governava e que o presidente Lula tem agido de forma responsável nas investigações e punições dos acusados.