O primeiro pronunciamento a cobrar ações efetivas em defesa da população atingida pelas chuvas do fim de semana em Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, no Agreste, foi da deputada Rosa Amorim, do PT. Ela denunciou o que chamou de negligência dos poderes públicos estadual e municipal em relação à população, especialmente a que vive em áreas de risco.
“É preciso uma política de prevenção comprometida com o povo, que envolva meios de comunicação e informação adequados a famílias em áreas de risco, políticas de habitação popular, de drenagem e microdrenagem, abrigos seguros, especialmente construídos para essa finalidade.”
A deputada demonstrou preocupação com o futuro, pois as chuvas estão cada vez mais intensas, e pediu ações urgentes. Já France Hacker, do PSB, informou que esteve na Mata Sul de Pernambuco e sentiu a inquietação da população em relação à chegada do período de chuvas. Ele, que disse ter presenciado as cidades ribeirinhas passarem por situações dramáticas em 2010 e em 2017, pediu atenção das autoridades para as barragens que estão sendo construídas na região.
Ainda sobre o assunto, o líder do Governo, Izaías Régis, do PSDB, parabenizou a atuação da governadora Raquel Lyra, por ter visitado a região atingida pelas chuvas do fim de semana e ter anunciado ajuda às cidades prejudicadas.
Em seu discurso, Izaías ainda dirigiu críticas à atual gestão da cidade de Garanhuns, que, de acordo com ele, tem promovido nepotismo e não tem responsabilidade com a educação, prejudicando professores e estudantes.
A paralisação das obras de construção de uma nova adutora na Vila São Benedito, na zona rural de Toritama, no Agreste, recebeu críticas de Abimael Santos, do PL. De acordo com o parlamentar, a Compesa deixou de pagar os fornecedores em novembro do ano passado, restando 30% das intervenções para serem concluídas.
João Paulo, do PT, rebateu críticas feitas ao pronunciamento feito por ele recentemente no qual o petista comparou a ex-vereadora carioca Marielle Franco, assassinada em 2018, a Jesus Cristo. O parlamentar afirmou que a comparação tem que ser analisada a partir das próprias palavras de Cristo expressas na Bíblia.
“Bem-aventuradas as pessoas que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Mateus, 5 e 10. É preciso sempre repetir que Jesus não proclamou bem-aventurados apenas às pessoas batizadas em alguma igreja e, sim, àquelas que têm fome e sede de Justiça e por causa disso acabam sofrendo perseguição, inclusive dando a vida por causa da justiça, como ocorreu com Marielle”.
Romero Albuquerque, do União, se solidarizou com a família do turista que se afogou em Fernando de Noronha no fim de semana. O deputado criticou a falta de socorristas nas praias do arquipélago ao relatar que a tentativa de socorro partiu de um guia turístico, e não de um salva-vidas.
A situação do Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, o Cisam, no Bairro Encruzilhada, no Recife, foi levada ao Plenário por Gilmar Júnior, do PV. O deputado denunciou que uma das principais maternidades de alto risco do estado e que atende principalmente a pacientes do SUS, apresenta uma situação preocupante, com pacientes esperando atendimento em macas no chão e com falta de enfermeiros. Gilmar Júnior disse ainda que é preciso agir agora para evitar um cenário de falta de acolhimento às mulheres.
Em seu primeiro pronunciamento na Casa, Jarbas Filho,do PSB, agradeceu a confiança de seus eleitores e reafirmou o compromisso de trabalhar de forma incansável para o desenvolvimento de todas as regiões do estado. Ele enalteceu a atuação do pai, o senador e ex-governador Jarbas Vasconcelos, como gestor e ainda defendeu a ampliação dos Centros Comunitários da Paz, os Compaz, pelo interior do Estado.
“O equipamento, que carinhosamente e com muita propriedade é chamado de fábrica de cidadania, é uma verdadeira e profunda promoção dos Direitos Humanos. Ele traz oportunidades diversas àqueles que, antes de sua chegada, estavam longe de conhecer um futuro de possibilidades.”
Dani Portela, do PSOL, cobrou a reabertura do Cinema São Luiz, no Centro do Recife, fechado para reformas desde julho de 2022. De acordo com a deputada, até o momento não há informações sobre a reabertura do espaço e a maioria da equipe de funcionários foi demitida. Rosa Amorim e Waldemar Borges, do PSB, também manifestaram sua indignação com a falta de informações sobre a reabertura do São Luiz e a demissão de funcionários. Borges adiantou que vai entrar com um pedido de informações para saber os detalhes da situação.
Dani Portela ainda criticou a publicação de um vídeo feito pelo deputado Joel da Harpa, do PL, sugerindo que diretores de presídio levem presos para tomar banho em trechos de praia onde aconteceram ataques de tubarão. Para a deputada, é necessário que o conjunto dos deputados cobre de Joel que ele faça outro vídeo com uma retratação.
Rodrigo Novaes, do PSB, pediu um minuto de silêncio para homenagear o médico e ex-deputado Orlando Ferraz, que morreu na madrugada desta segunda, aos 94 anos, no Recife. Já Antonio Moraes, do PP, registrou o falecimento de Girlan Alencar, ex-prefeito de Buenos Aires, na Mata Norte, por cinco mandados.