O segmento de micro e pequenas empresas passou a contar com espaço específico para debates na Alepe. Nesta segunda, o Legislativo estadual promoveu a reunião de instalação de uma Frente Parlamentar direcionada ao setor. O encontro foi conduzido, em princípio, pelo presidente da Casa, deputado Álvaro Porto, do PSDB, que foi sucedido pelo coordenador-geral do grupo parlamentar, o deputado José Patriota, do PSB.
Álvaro Porto enfatizou a relevância de a Alepe se inserir na busca por melhorias para o segmento. “É muito importante para o setor, para Pernambuco, porque a gente está vendo a quantidade de emprego que está surgindo através da pequena e micro empresa. Então, acho que é muito importante essa frente parlamentar para cada vez mais a gente incentivar isso, e a Assembleia Legislativa de Pernambuco está sempre em busca de aprimorar, de melhorar mais ainda essas micro e pequenas empresas para que Pernambuco continue crescendo.”
De acordo com o deputado José Patriota, os principais focos do colegiado vão ser acompanhar as legislações que regem os diversos ramos do segmento, bem como as oportunidades de negócio para ajudar os empreendedores a fazer circular as mercadorias e os serviços. Ele espera que a Frente possa destravar aspectos que dificultam o crescimento de segmentos empresariais. “Existe muita coisa, muitos gargalos a serem destravados, a própria burocracia, a participação do pequeno e micro empreendedor nas licitações, nas compras governamentais, nas políticas públicas. Eles precisam usufruir melhor e a gente aperfeiçoar a legislação. No setor agropecuário tem muitos, muitos entraves que a gente pode melhorar na cadeia do leite, na cadeia da agricultura, na cadeia das atividades produtivas de uma maneira geral.”
A presidente da Comissão de Finanças, deputada Débora Almeida, do PSDB, e o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Mário Ricardo, do Republicanos, parabenizaram Patriota pela iniciativa de criar o colegiado.
O deputado Edson Vieira, do União, originário de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional, município com tradição têxtil, também frisou o benefício para as micro e pequenas empresas de contar com o apoio do colegiado.