A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos aprovou a entrega da Medalha Antirracista Marta Almeida, Classe Ouro, para Severino do Ramo Lepê Correia. A proposta é de autoria da deputada Delegada Gleide Ângelo, do PSB e foi aprovada por unanimidade pelo colegiado.
Lepê Correia é professor, pesquisador da cultura afro, e radialista, além de cantor e compositor. A relatora da proposta foi a deputada Rosa Amorim, do PT. “Dada a importância de Lepê na luta antirracista no estado de Pernambuco, inclusive construiu as duas semanas antirracistas dessa Casa, É com muita honra para o estado de Pernambuco conceder essa medalha Marta Almeida ao nosso grande Lepê Correia.”
A medalha Antirracista Marta Almeida é uma homenagem à educadora Marta Carmelita Bezerra de Almeida, que morreu em 2023, aos 44 anos, vítima de um acidente vascular cerebral. Martinha, como era conhecida, foi representante do Movimento Negro Unificado em Pernambuco e integrante do Conselho Nacional de Saúde.
Ainda nesta terça, a presidente da Comissão de Cidadania, Dani Portela, do PSOL, falou da participação do colegiado na construção do Plano Pena Justa para o estado de Pernambuco. A proposta é de iniciativa do Governo Federal e busca qualificar o sistema prisional. Segundo Dani Portela, cada estado precisa apresentar um plano próprio, que precisa ser validado pelo Supremo Tribunal Federal.
A Semana do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa está sendo preparada para acontecer entre os dias dois e seis de junho. O anúncio foi feito pela presidente do colegiado que trata do tema, deputada Rosa Amorim, do PT. “A semana de meio ambiente esse ano nós estamos trazendo para a discussão a importância de acompanhar esses temas da emergência climática e desafios da transformação ecológica no estado de Pernambuco.”
Ainda segundo a parlamentar, a proposta é concentrar a maior parte da programação na sede do Poder Legislativo, no Recife, mas algumas atividades podem ser realizadas fora da Região Metropolitana. O deputado João Paulo, do PT, defendeu a criação de uma defesa civil metropolitana para fazer frente aos efeitos da degradação ambiental, que atingem em primeiro lugar pretos e pobres, moradores de periferias. Já Wanderson Florêncio, do Solidariedade, pediu que a Comissão de Meio Ambiente solicite participação na COP 30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que acontecerá em novembro em Belém, capital do Pará.
A Alepe sediou, nesta terça, o 1º Simpósio de Fibromialgia. A iniciativa foi da Associação Minha Dor tem Pressa, com apoio da Comissão de Saúde do Legislativo. A atividade integrou a campanha “Maio Roxo”, de conscientização sobre a doença. A fibromialgia é uma síndrome crônica que pode ser caracterizada por sintomas como dor muscular generalizada e cansaço.
O deputado Romero Sales Filho, do União, presidiu o evento. Ele destacou a importância de garantir direitos e promover o acolhimento das pessoas que convivem com a condição. “A gente tá fazendo esse simpósio para expandir o conhecimento, fazer com que as pessoas diminuam o preconceito, para que os profissionais de saúde tenham um maior conhecimento do que é a doença através das falas e das conversas com os pacientes, com os portadores dessa doença. A gente fazer com que todos os portadores sejam mais acolhidos com mais humanidade.”