Fortalecer a divulgação do canal para denúncias, Disque 100, e articular os órgãos que compõem a rede de proteção de crianças e adolescentes no Estado. Essas devem ser as principais frentes de ação conjunta de instituições públicas e da sociedade civil para o enfrentamento da violência sexual contra menores. A pauta foi definida na última quinta, em reunião do grupo de trabalho formado junto à Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa e liderado pelo Ministério Público de Pernambuco.
As entidades planejam organizar uma caravana pelas regiões do Estado que apresentam os índices mais preocupantes. Em cada visita, vão ser realizadas audiências públicas para conscientizar a população e aperfeiçoar os procedimentos conjuntos de órgãos locais, como conselhos tutelares, polícias e organismos de assistência social.
A presidente da Comissão da Mulher, deputada Simone Santana, do PSB, reforçou que o foco do trabalho vai ser a sensibilização e o fortalecimento dessas instituições. “Eu acho que a gente deu um passo importante hoje, no sentido de definir realmente qual o objetivo desse grupo de trabalho e a formatação, como é que a gente vai chegar.”
O grupo também elaborou uma proposta de cronograma para o projeto. O primeiro evento deve ocorrer em Goiana, na Mata Norte, na primeira semana de outubro. Todas as regiões de desenvolvimento do Estado vão receber edições da caravana.
O promotor da Infância e da Juventude do Ministério Público de Pernambuco, Guilherme Lapenda, considerou os encaminhamentos positivos. “O esforço em conjunto para resgatar uma pessoa já vale a pena. Então essa rede aqui de atuação, essa forma de atuar em rede, para mim eu tenho uma esperança de que vai ter sucesso.”
Também participaram da reunião representantes das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, do Ministério Público do Trabalho, da Secretaria Executiva de Assistência Social do Estado, do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, do Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social e da Rede Salesiana de Ação Social.