Frente Parlamentar identifica desarticulação de serviços de saúde mental

Em 10/04/2023
-A A+

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental dos Pernambucanos realizou, nesta segunda, um painel sobre o tema, abrindo as atividades do Colegiado. Participaram representantes de diversas instituições ligadas ao assunto, para traçar um panorama sobre a saúde mental no Estado.

A ausência de uma pessoa para coordenar a Gerência de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde foi motivo de crítica por parte da representante do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco, Íris Maria

A gente vem fazendo esta crítica e recomendando a nomeação dessa pessoa, porque o coordenador ou a coordenadora de saúde mental, é aquela pessoa que ela vai fazer o catalisador dos processos, inclusive auxiliar os municípios a como fazer a gestão dos serviços, bem como também o processo de desiste que, apesar que Pernambuco hoje não tem nenhuma pessoa internada em leito psiquiátrico, mas é preciso estar nesta vigilância”.

No Recife, a população que precisa de atendimento conta com 17 Centros de Atenção Psicossocial – CAPs – , sendo cinco com atendimento 24 horas. A Capital tem 24 leitos integrais de atenção hospitalar, voltados a pacientes psiquiátricos. Os números foram apresentados pelo técnico da Política de Saúde Mental da Prefeitura, o terapeuta ocupacional Luiz Carlos Almeida. Ele observou, contudo, que essa oferta não pode ser exclusiva dos CAPs, já que os cuidados com saúde mental devem ser mais abrangentes.

A necessidade de atenção com os profissionais que tratam da saúde mental também foi debatida. Um dos pontos levantados foi a importância da valorização dos psicólogos que atuam nos CAPs. O cuidado com as forças policiais foi outro destaque da reunião. Integrantes da Associação dos Praças e da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados, Policiais e Bombeiros Militares comentaram a importância de ampliar o debate sobre a saúde mental dos profissionais de segurança pública.

Ainda na reunião, o deputado Mário Ricardo, do Republicanos, fez um apelo pela reabertura do Hospital Psiquiátrico Alcides Codeceira, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Já o coordenador da Frente, deputado Joel da Harpa, do PL, informou que o Colegiado vai visitar instituições públicas e privadas, além de realizar audiências públicas direcionadas a segmentos específicos. 

Nós queremos voltar a visitar o Conselho de Psicologia, o próprio Cremepe, queremos visitar também o Hospital Uyisses Pernambucano e também alguns órgãos do setor privado. Porque entendemos também que esta questão da saúde mental, ela precisa ser ampliada no atendimento, tanto na iniciativa pública, mas também na iniciativa privada, inclusive ouvindo também os planos de saúde”. 

Também participaram do encontro representantes do Conselho Regional de Educação Física, da Diretoria de Assistência Social da PMPE e da Academia Integrada de Defesa Social, além dos deputados Gilmar Júnior, do PV, Luciano Duque, do Solidariedade, e William Brígido, do Republicanos.