O Dia Estadual do Brega, comemorado em 14 de fevereiro, foi celebrado nessa terça, em Reunião Solene, na Assembleia Legislativa. A homenagem foi solicitada pelo deputado Edilson Silva, do PSOL. O parlamentar afirmou que a iniciativa partiu do próprio movimento brega, que se sentiu discriminado por não receber financiamento do governo estadual para participar dos ciclos de carnaval neste ano. “Nós queremos também, a partir daqui, criar um movimento para transformar o brega num patrimônio imaterial e cultural do Estado de Pernambuco, que é para a gente poder proteger as manifestações mais originais e também garantir a preservação e a inserção desse gênero musical e dessa cultura nos ciclos festivos do estado.”
O Dia do Brega foi instituído por lei estadual em 2014. A data coincide com o aniversário do cantor e compositor pernambucano Reginaldo Rossi, considerado o “Rei do Brega” em todo o País. Ele que completaria 73 anos se estivesse vivo.
O ritmo musical surgiu na década de 60 para designar a música popular de exageros românticos que atingia especialmente as periferias e as classes menos favorecidas. Caracterizado pelas fortes melodias e letras simples, com grande teor sentimental, o brega alcançou o auge na década de 1980. O gênero voltou a ganhar força a partir do final dos anos 90 e início dos anos 2000, com o surgimento de novas vertentes.
A cantora Michele Melo criticou a marginalização do estilo em relação aos demais ritmos pernambucanos. “Mas eu não vejo onde, em qualquer ritmo desse, tenha mais direito do que o meu ritmo, que hoje é o maior, repito sem medo algum, o maior gerador de empregos diretos e indiretos dentro do nosso estado, e que está invadindo o país, viu?”
O empresário artístico Fábio Tenório concordou que o brega está se expandindo em território nacional, mas não é valorizado localmente. “É um absurdo a gente ser vetado de tocar no carnaval onde a gente, assim, vamos dizer, 70% do que se toca é brega no Recife.”
Já cantora Nega do Babado agradeceu a homenagem e ressaltou a importância de o movimento permanecer unido.