Deputados pedem atenção ao hospital psiquiátrico da Tamarineira

Em 17/08/2022
-A A+

Uma média de cinquenta atendimentos de emergência diários, 115 leitos com uma alta taxa de ocupação e oportunidade de estágio para cerca de 500 estudantes da área de saúde. Os números do Hospital Ulysses Pernambucano, localizado no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife, foram destacados nesta quarta pelo deputado João Paulo, do PT. Durante a Reunião Plenária remota, o parlamentar solicitou uma Audiência Pública na Comissão de Saúde da Casa. A finalidade do encontro é discutir as principais demandas dos médicos da tradicional instituição psiquiátrica estadual. O hospital ocupa uma área que é objeto de projeto da Prefeitura do Recife para a construção de um parque público.

“Apesar de antigo e com problemas estruturais, o HPU está em inteira consonância com a reforma da assistência mental é imperativa a continuidade e a melhoria dos serviços que o HPU presta à população há mais de um século. Como parlamentar, me coloquei à disposição da AMPE para participar do diálogo com o Poder Executivo, tendo em meu horizonte que tão importante quanto a construção do parque é a realização de que a obra seja feita sem prejuízo da assistência à saúde e preservação de um prédio tão importante para o patrimônio histórico”.

O deputado José Queiroz, do PDT, destacou a relevância histórica do Hospital Ulysses Pernambucano, considerado patrimônio arquitetônico do estado. A unidade psiquiátrica está em atividade desde 1883, e foi batizada em homenagem ao médico Ulysses Pernambucano de Mello Sobrinho, um dos maiores nomes da psiquiatria no Brasil.

Na reunião desta quarta, José Queiroz destacou o compromisso social do seu mandato com a saúde pública. O parlamentar lembrou o total de mais de dois milhões de reais em emendas que destinou ao Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, e a luta pela implantação de um centro de hemodiálise na cidade. Na avaliação de Queiroz, saúde e educação são as peças mais importantes da gestão pública, e requerem a atenção da classe política.

Romário Dias, do PL, analisou o papel da Alepe na busca por melhorias no atendimento médico em todas as regiões do estado. E lembrou a atuação da Casa na CPI da Hemodiálise, que foi presidida pelo parlamentar. Em 1996, o Legislativo pernambucano conduziu uma investigação acerca da tragédia da hemodiálise ocorrida em Caruaru e que matou mais de 60 pacientes renais, devido à contaminação por bactéria da água utilizada no procedimento médico.

Durante a reunião, o Plenário também aprovou a proposta que revisa a lei estadual referente às normas de utilização da orla marítima. Apresentada pelo deputado Romero Albuquerque, do União Brasil, a matéria permite a presença de cães na faixa de praia do litoral pernambucano, desde que estejam de coleira na companhia dos tutores, em uma distância não superior a um metro. A legislação estadual já autoriza na orla o trânsito dos animais utilizados pela Polícia Militar na patrulha das praias e os que servem de guia para deficientes físicos.