As Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Educação e Esportes da Assembleia Legislativa aprovaram, nesta terça, projeto que cria a Rota Turística do Litoral Norte de Pernambuco. A iniciativa pretende identificar os principais pontos turísticos, promover a preservação do patrimônio cultural e fortalecer o turismo nos municípios de Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá, na Região Metropolitana, e Goiana, na Mata Norte.
A proposta, aprovada como substitutivo da Comissão de Justiça, é de autoria do deputado Mário Ricardo, do Republicanos. “Esse direcionamento dessas rotas vai fortalecer ainda mais a atuação das atividades empresariais e fazer com que os empreendedores possam atuar de forma organizada, de forma mais direcionada, para que o povo pernambucano, nordestino, brasileiro e o mundo possam conhecer as belezas do litoral norte pernambucano.”
Relator da proposta na Comissão de Educação, Wanderson Florêncio, do Solidariedade, ressaltou que a desativação da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, somada ao novo projeto, contribuirá para o fomento do turismo na região. “O projeto em pauta, ele visa criar uma rota turística na região que, certamente, há essa grande expectativa de que o Litoral Norte de Pernambuco volte a ter pujança com já houve em outros momentos.”
Outro projeto aprovado no colegiado de Educação e Esportes inclui idosos na lei estadual que prevê a reserva e adaptação de lugares para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em teatros, cinemas, auditórios e estádios. A iniciativa, de autoria do deputado João Paulo, do PT, recebeu parecer favorável nos termos de um substitutivo da Comissão de Justiça. O parlamentar comemorou a aprovação, mas lamentou que a sociedade só respeite o direito dos idosos se houver previsão em lei.
“O ideal seria que a gente retomasse a educação onde esses valores fossem reacesos para a população.”