Comissão de Agricultura debate renegociação de dívidas do crédito rural em Águas Belas

Em 06/10/2017
-A A+

As dificuldades de pequenos agricultores nordestinos para renegociar dívidas do crédito rural centralizaram as discussões, nessa quinta, durante a audiência pública da Comissão de Agricultura. O encontro foi na Câmara de Vereadores de Águas Belas, no Agreste Meridional. A possibilidade de acordos com as instituições financeiras foi viabilizada por lei federal de 2016 e por resolução do Conselho Monetário Nacional. Mas, segundo os produtores, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste não têm cumprido as normas.

Representante dos produtores de Águas Belas, município que integra a Bacia Leiteira, Rilton Wanderley destacou os principais problemas dos agricultores. Ele citou os diferentes descontos e taxas praticados pelas instituições financeiras e a restrição do período temporal compreendido pela norma. “Ela só atende aos produtores que contraíram empréstimo até dezembro de 2011, e excluiu aqueles produtores que contraíram os débitos na pior seca. E a gente tem buscado ao banco com as outras medidas de resolução e só tem encontrado os bancos com as ‘portas fechadas’.”

O superintendente regional do Banco do Brasil, Hugo Domingues, explicou que houve um equívoco no entendimento de alguns funcionários. Ele observou que, agora, todas as agências já estão preparadas para atender aos agricultores. “Todas as agências do Banco já estão devidamente municiadas de informação e já estão procurando os produtores que fizeram operações de crédito até o final de 2011 para aplicar o rebate. Existem rebates até 95% do valor da dívida e isso vai fazer com que a gente consiga resolver a maior parte dos problemas dessas operações que foram contratadas até 2011.”

Gerente-geral do Banco do Nordeste, Cícero Romão salientou que as agências tem feito o possível para atender a todos os produtores, tanto os de laticínios como os da agricultura familiar. “Toda a equipe da agência do Banco do Nordeste aqui em Garanhuns, que atende Águas Belas e região, além das agências de Bom Conselho, Arcoverde, São Bento do Una também, estamos à inteira disposição para realizar a regularização das dívidas rurais de todos os produtores que nos procurarem para que possam voltar a ter acesso ao crédito.”

Presidente da Comissão de Agricultura da Alepe, o deputado Claudiano Martins Filho, do PSDB, ficou satisfeito com o resultado da audiência pública. Ele informou que vai continuar acompanhando a situação. “A partir de segunda-feira foi o prazo que o superintendente nos deu aqui na reunião, quando for na terça-feira já vou marcar uma reunião com a Comissão de Agricultura para fazer um balanço com os superintendentes.”

Também participaram do encontro vereadores da Câmara Municipal de Águas Belas e produtores rurais das cidades de Itaíba e de Bom Conselho.