A Comissão de Justiça da Alepe aprovou por unanimidade nesta quarta, em reunião extraordinária, a indicação do médico veterinário Moshe Dayan Fernandes de Carvalho para a presidência da Adagro, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco. Moshe Fernandes foi indicado pela governadora Raquel Lyra no último dia 9. Ontem, uma comitiva da Avipe, a Associação Avícola de Pernambuco, esteve na Alepe para solicitar a marcação da sabatina na Comissão de Justiça, conforme determina a lei estadual. O setor avícola declarou preocupação com o aparecimento de um caso de gripe aviária no País, pela primeira vez na história. O fato ocorreu na semana passada, numa granja no Rio Grande do Sul.
O presidente da Comissão de Justiça, deputado Coronel Alberto Feitosa, do PL, destacou o empenho do Parlamento para aprovar com celeridade a indicação da Adagro. “A Assembleia, como sempre, responde com velocidade e seriedade naquilo que a população pernambucana necessita. Há uma preocupação a nível internacional, nacional e também aqui local no estado de Pernambuco, e a gente torce para que não seja necessário, mas que esteja à frente da Adagro uma pessoa qualificada, preparada, experiente, para enfrentar um possível episódio de uma gripe aviária.”
Moshe Fernandes agradeceu a aprovação pelo colegiado de Justiça e ressaltou a necessidade de empenho no enfrentamento à gripe aviária. “Nós estamos num momento difícil, de enfrentamento de uma gripe aviária, e a gente, assumindo, vamos juntar a equipe, acompanhar o que já está sendo feito na Adagro e a gente vai se juntar para tentar melhorar no que for possível, buscar apoio, buscar parcerias.”
O presidente da Avipe, Giuliano Malta, agradeceu a Alepe pela agilidade ao apreciar a indicação do novo presidente da Adagro. Ele também destacou a necessidade de mobilização contra a gripe aviária. “O estado de Pernambuco precisa agir, precisa tomar conta das fronteiras. É uma série de fatores que reforcem a biossegurança do nosso Estado para tentarmos evitar que esse vírus chegue aqui no nosso Estado e prejudique com força a nossa atividade.”
O relator da proposta que aprovou a indicação do novo presidente da Adagro na Comissão de Justiça foi o deputado Luciano Duque, do Solidariedade.