A Alepe celebrou a passagem dos seus 190 anos de história em cerimônia realizada na última quarta. Deputados, autoridades de outros poderes e servidores estiveram presentes na reunião solene, que rememorou iniciativas em favor do povo pernambucano, celebrou a cultura do Estado e apontou caminhos para que o Legislativo siga promovendo a cidadania e o desenvolvimento. Presidente da Alepe, o deputado Álvaro Porto, do PSDB, observou que segue atual o compromisso da Assembleia em contribuir para uma sociedade solidária e justa, seguindo o legado dos deputados que passaram pela Casa ao longo de quase dois séculos. O parlamentar destacou que a Alepe está de fato mais próxima da população, por meio de projetos como o Alepe Cuida, e cumpre as funções do Poder com foco no que é melhor para o Estado.
“Reforçamos que a Assembleia Legislativa permanece viva, empenhada em legislar e fiscalizar, representar e, acima de tudo, servir ao povo de Pernambuco. Hoje temos uma Assembleia Legislativa dinâmica e independente. Uma Casa que defende sua autonomia e se mantém fortalecida por meio do empenho de integrantes que se dispõem a dialogar.”
No mesmo sentido, o líder da oposição, Diogo Moraes, do PSB, comentou sobre o papel da bancada. “A oposição, em particular, tem um papel essencial de questionar e apresentar alternativas, contribuindo para um debate mais rico para a construção de políticas públicas mais eficazes, que atendam às necessidades e toda a população”. Moraes ressaltou ainda a modernização de processos e da infraestrutura da Alepe, especialmente a partir da inauguração da atual sede do Poder, em 2017, e da ampliação das transmissões da TV Alepe e das atividades da Escola do Legislativo.
Em nome da bancada do governo, o deputado Pastor Cleiton Collins, do PP, argumentou que a população é quem faz a Assembleia. “São 190 anos de zelo pelo povo de Pernambuco. Então damos parabéns a esta Casa, mas principalmente ao povo pernambucano, que coloca os melhores homens e mulheres nesta Casa para cuidar deles”. Presente no evento, o primeiro-secretário da Alepe, Francismar Pontes, do PSB, celebrou a Assembleia como uma instituição que garante direitos e representa a população. “Esta é a Casa do Povo. Aqui é onde houve todas as transformações sociais, nesta Casa. O nosso futuro é estar cada vez mais próximo da população e entender seus anseios”. Já o presidente do Sindicato dos Servidores no Poder Legislativo de Pernambuco, Ítalo Lopes, valorizou o trabalho dos profissionais da Alepe e defendeu a realização de novo concurso público para os quadros da Casa.
Durante a cerimônia, foi veiculado vídeo institucional, produzido pela TV Alepe, que resume a história da instituição e apresenta a identidade visual dos 190 anos da Assembleia. A cultura pernambucana também foi valorizada na comemoração. O Coral Vozes de Pernambuco, composto por funcionários da Casa e colaboradores, animou o auditório Sérgio Guerra com versões de ‘A Feira de Caruaru’ e ‘Leão do Norte’. Já o servidor Jorge Bernardo, que trabalha há 22 anos na instituição, declamou poema sobre o papel social da Alepe. Os hinos do Brasil e de Pernambuco, por sua vez, foram executados pelo violonista Cláudio Almeida. Por fim, clássicos do cancioneiro nordestino e brasileiro foram interpretados pelos cantores e compositores Petrúcio Amorim e Maciel Melo.