Audiências públicas marcaram a agenda de atividades da Comissão de Desenvolvimento Econômico em 2018. Os debates tiveram a participação de empresários de diversos setores, como turismo, construção civil e sucroalcooleiro. Nos encontros, o Colegiado traçou diagnósticos e recebeu sugestões para enfrentar a crise econômica. Relatórios foram encaminhados aos órgãos responsáveis.
Em abril, audiência pública discutiu medidas para alavancar a produção da cana-de-açúcar. Entre 2011 e 2018, houve a paralisação de sete unidades produtoras no Estado. Durante o debate, foi apresentado o Projeto Renovar, idealizado por produtores de cana. Segundo eles, a iniciativa seria capaz de gerar quase 20 mil empregos diretos e indiretos.
Em junho, a pauta de outra audiência foi o trade turístico. A reunião surgiu a partir da repercussão de casos de mordidas de tubarão em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Entre os meses de abril e junho, houve duas ocorrências, que se somaram a outras 63 em Pernambuco, nos últimos 26 anos. Além do setor hoteleiro, também participou da discussão a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. O encontro foi realizado de forma conjunta com a Comissão de Meio Ambiente.
Visitas técnicas também entraram na agenda. Em novembro, a Comissão visitou o Complexo Industrial do Porto de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, para conhecer a estrutura de estaleiros e o processo de produção de navios. Cerca de cem trabalhadores do complexo foram demitidos, devido a crise econômica nacional, segundo dados apresentados no encontro. O então presidente da Comissão, atualmente licenciado, deputado Aluísio Lessa, do PSB, destacou que a Alepe está discutindo como pode contribuir para reverter esse cenário.
Em dezembro, a Comissão de Desenvolvimento Econômico realizou uma visita técnica no Engenho Sanhaçu, em Chã Grande, na Mata Sul. O objetivo foi acompanhar a produção de cachaça artesanal e conhecer o potencial da atividade.
Ao longo do ano, o Colegiado também realizou dez reuniões ordinárias para apreciação de projetos de lei. Dos 112 que tramitaram, 66 foram aprovados.