Aposentados temem prejuízos com mudança na gestão do Bandeprev

Em 27/05/2025
-A A+

Aposentados do antigo Bandepe foram ouvidos pela Comissão de Administração Pública, nesta terça. Eles estão insatisfeitos com a gestão do fundo de previdência complementar Bandeprev, atualmente administrado por um banco privado.  A falta de participação dos aposentados na gestão foi o principal problema apontado. O grupo reclama de uma mudança estatutária, em vigor desde 2021. A presidente da Associação Unidos pelo Bandeprev, Maria do Carmo Calado, explicou que houve redução do número de representantes no conselho.

Então nós tínhamos seis pessoas na gestão, e no novo estatuto ficamos só com dois, sem força alguma. Ele nos tira da gestão, e os donos do dinheiro somos nós.”

A incorporação do Bandeprev por outro fundo previdenciário, anunciada no ano passado, também recebeu críticas. O conselheiro da Bandeprev Antônio Wanderley teme a possibilidade de que se estabeleça um prazo para cessar os pagamentos aos inativos. A gente fica entregue aos poderes do patrocinador, para eles fazerem o que quiserem. Então isso é uma coisa que me assusta muito, porque temos 1.900 colegas que apostaram na aposentadoria deles vitalícia e que, lá na frente, podem ter uma grande surpresa.”

A deputada Dani Portela, do PSOL, propôs como encaminhamento o contato com o ministro da Previdência, Wolney Queiroz. O deputado João Paulo, do PT, que solicitou o encontro sugeriu a organização de protestos em frente a agências bancárias. Eu acho que tem que ser denunciada essa tentativa de assalto ao recurso do trabalhador que trabalhou a vida toda para fazer isso. A outra coisa é nós fazermos um convite aqui, e aí a gente poderia fazer Comissão de Administração e Comissão de Direitos Humanos, a gente fazer um convite aqui para a nossa bancada, toda ela, de deputados federais e senadores, numa segunda-feira, para relatar o problema e solicitar umas ações deles.”

Diversas entidades representativas também participaram da reunião, como o Sindicato dos Bancários de Pernambuco; a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte; a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; o Sindicato dos Bancários de Goiana e Região e a Associação dos Funcionários Aposentados do Bandepe.