A Assembleia Legislativa vai participar, a partir de junho, das comemorações dos 200 anos da Polícia Militar de Pernambuco. Uma reunião solene será promovida em homenagem à corporação e o Poder Legislativo deve apoiar outros eventos ao longo do ano.
O assunto foi discutido, nesta segunda, em reunião realizada na Superintendência Geral da Alepe. O deputado Antônio Moraes, do PP, é presidente da comissão especial do Poder Legislativo para celebrar o bicentenário. “A Assembleia, como um órgão de representação popular não poderia ficar fora dessa homenagem a uma data tão significativa para a Polícia Militar – 200 anos de existência.”
A Polícia Militar de Pernambuco completa 200 anos de história no dia 11 de junho. Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, o coronel Marcelo Ianino explicou que a programação de homenagens não se encerra em junho, mas seguirá no decorrer do ano. Um dos eixos principais das comemorações, segundo ele, é a valorização da história da instituição. “Nós temos um grupo multidisciplinar de historiadores da própria instituição, de pesquisadores do Museu da Polícia Militar e também da parceria que está se formando com a Universidade de Pernambuco, UPE.”
A principal ideia apresentada pelo coronel Marcelo Ianino na reunião foi o lançamento de um livro com 200 imagens que representem a história da Polícia Militar. A perspectiva é que a publicação seja lançada em agosto, no dia da reunião solene do Poder Legislativo estadual.